Planejamento do ecossistema de inovação está avançado em Sapiranga

Foto: Divulgação.

Reconhecida nacionalmente pelo empreendedorismo da indústria coureiro-calçadista, Sapiranga também caminha a passos rápidos para dar um upgrade às empresas locais por meio da inovação tecnológica. “Estabelecemos parcerias com universidades, entre outras instituições, para qualificar tanto o trabalhador quanto as empresas”, afirma secretário executivo do Inova Sapiranga e gerente de Inovação da Prefeitura, Paulo Kayser.

 

O consultor do Sebrae RS, Flaviano Gastão Jr., informa que o município se estruturou estrategicamente reunindo o setor público, empresas, instituições de ensino e sociedade civil com foco no tema e criando um grupo de trabalho de cooperação. “Com essa conexão feita, estamos na reta final para conclusão do plano de ação”, acrescenta. O foco é o desenvolvimento local da inovação em parceria com o Sebrae RS e um dos objetivos é implantar em 2022 o Centro de Inovação, com cursos, P&D a fim de inserir Sapiranga no ecossistema gaúcho e brasileiro de inovação, qualificando as pessoas para essa nova realidade.

A cidade já fez vários avanços como a aprovação. No ano passado, pela Câmara de Vereadores, da Lei de Inovação, e a partir da promulgação, o município passou a contar com um conselho municipal de inovação, composto por poder público, entidades de ensino, sistema S (Sesi, Senai, Sebrae), empreendedores e sociedade civil em geral. A missão é desenvolver o ecossistema municipal, propor e avaliar projetos de inovação, bem como ser o indutor da aplicação destes projetos no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, de alto valor agregado e que resultem na geração de emprego, renda e serviços públicos de melhor qualidade. “Já percebemos que a inovação está latente em Sapiranga com o empreendedorismo agora direcionado, também. para uma nova área”, destaca Kayser.

Por Moglia/Sebrae RS