Investimentos da Corsan para Sapiranga não ter falta de água

Estação de Tratamento de Esgoto Ferrabraz, em Sapiranga

Sapiranga – Quando se fala de investimentos futuros para a cidade, é impossível não se questionar sobre algumas questões bem pertinentes. O abastecimento de água é um deles, muito questionado pela comunidade.

A Corsan diz que segue qualificando os serviços prestados aos moradores de Sapiranga. Atualmente estão em andamento duas obras do sistema de abastecimento de água: a nova captação e a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Campo Bom, elevando a capacidade de tratamento de 600 litros por segundo para 1000 litros por segundo.

Além disso, ainda está em andamento a ETE Ferrabraz, que está sendo construída através de um contrato junto à Prefeitura Municipal. A obra está aproximadamente 70% concluída e atenderá parte dos bairros São Jacó e Ferrabraz, com capacidade de tratamento de 10 litros por segundo.

Acredita-se que estas estações de tratamento serão suficientes para atender ao sistema municipal. Só na cidade, o número de economias abastecidas com ligação de água, entre ativas e suspensas, é de 26.257 (dados de janeiro/2020). Já a média arrecadada nos últimos 12 meses (fev./2019 a jan./2020) foi de R$ 1.787.773,72.

Corsan projeta ações futuras

E pensando no futuro, em viabilizar ainda mais o abastecimento na cidade, a Corsan diz que há projetos de esgotamento sanitário para a região Oeste da Travessão Ferrabraz – bairros Operário, Colina Verde, Sol Nascente –, com a previsão de uma estação de bombeamento interligando ao sistema da Bacia SA05 (que dever ser feita com recursos próprios da Prefeitura Municipal). Também há um projeto para o bairro São Luiz, em parte, com tratamento na ETE Passo da Cruz.

Foto: Arquivo/JR