FGTAS/Sine monitora pedidos por seguro-desemprego

Região – O número de desempregos, com base em estudos econômicos, deve aumentar em todo País, a partir de reflexos na economia com a adesão da população ao isolamento domiciliar como alternativa ao combate da proliferação do coronavírus. Na região, entretanto, nas primeiras semanas de confinamento ainda não houve registros significativos de pedidos de seguro-desemprego nas três cidades da região.

Em consulta aos dados da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), somente 18 trabalhadores de Campo Bom encaminharam pedido do benefício nos primeiros dias de abril deste ano. Os números de Sapiranga e Nova Hartz para o vigente mês ainda não haviam sido computados. Enquanto de março do ano passado, com 351 encaminhamentos, para o mesmo mês deste ano, com 369 registros, a diferença em Sapiranga, por exemplo, foi de também 18 solicitações de seguro-desemprego. Os próprios funcionários das agências do Sine foram orientados a não prestar mais o atendimento presencial e assim como obedecer o decreto estadual, a fim de evitar aglomerações. Em razão disso, hoje os pedidos de seguro-desemprego estão acontecendo pela internet.

O fato é que já aconteceram anúncios de demissões em empresas da região. Os dados agora seguem diretamente para o Ministério do Trabalho e devem aparecer somente em posteriores atualizações na tabela da FGTAS.

Rescisões de contratos e demissões são registradas. Férias aos trabalhadores são opção.

A coordenadora do Sine em Nova Hartz, Raquel Saggioratto, ressalta que há registros de desemprego no município. “Teve sim desemprego em nossa cidade, mas muitos foram rompimentos de contratos, no qual não tem o direito ao seguro-desemprego”, afirma. Segundo o presidente do Sindicomerciários de Sapiranga, Paulo Roberto da Costa, as demissões no comércio são bem pontuais. “As empresas estão fechadas por decreto do governador até dia 15 de abril. Muitas empresas pra não demitir estão procurando em primeiro plano dar férias para os funcionários. Agora nessa semana por conta da MP 936/2020, às empresas e escritórios contabilidade estão procurando o sindicato pra fazer acordo de suspenção do contrato com redução de salário para garantir emprego e renda”, ressalta. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Sapiranga, Marco Cassel, ressalta que o Município sabe que algumas empresas demitiram funcionários e essas pessoas precisam encaminhar o seguro-desemprego. “O FGTAS determinou que as agências do SINE permaneçam fechadas, seguindo a determinação do decreto estadual, inclusive nosso acesso ao sistema está bloqueado. Sabemos das dificuldades de empregadores e empregados, mas temos que agir com calma, para que tomemos as melhores decisões no enfrentamento à essa pandemia que nos assusta, mas que será vencida com união, solidariedade e planejamento”, acrescenta.