Empreendedores têm atenção total na Sedetur

Oficinas de Crescimento e Campo Bom é Oportunidade são algumas das ações lideradas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico junto à Sala do Empreendedor

A criação de um ambiente favorável aos negócios necessita de diferentes ações do poder público. E, neste sentido, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), oferece diferentes mecanismos para empreendedores e trabalhadores potencializarem seus projetos, seja de expansão de negócios ou de conquista de um lugar no mercado de trabalho.
Voltada aos empresários (seja micro, médio ou grande), foi estruturado o programa Oficina de Crescimento, que integra o leque de iniciativas da Sala do Empreendedor. Em formato de palestras, a Sedetur traz convidados para que desmitifiquem pontos cruciais para a prosperidade dos negócios. E, nesta quinta-feira, 23, o tema escolhido é o e-commerce. “Será uma oficina voltada aos empreendedores que terá transmissão pelo Facebook da Prefeitura. O convidado será o palestrante Marcelo Ventorini Maier, graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Feevale e, atualmente, coordenador de Novos Negócios da Dooca Commerce, uma plataforma voltada para a criação de lojas virtuais”, explica o secretário, Henrique Scholz, lembrando que a palestra inicia às 19 horas.
Outra iniciativa liderada pela Sedetur e com apoio da secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação é o Programa Campo Bom é Oportunidade. “A ação foi estruturada para esclarecer algumas dúvidas dos jovens que procuram entrar no mercado de trabalho e, também, prestamos auxílio aos idosos que desejam voltar ao mundo do trabalho. Repassamos dicas que vão desde o aspecto comportamental ao que as empresas esperam de um colaborador. Nossa intenção é oferecer mais oficinas com o Senac, englobando aspectos de atendimento ao público, mas voltada para bares, restaurantes e hotéis”, projeta Henrique Scholz. Na quarta, dia 22, ocorreu mais uma oficina.
Outro grande diferencial recentemente instaurado pela Prefeitura na Sala do Empreendedor é o direcionamento de oferta de crédito e microcrédito via Sicoob Maxicrédito. “É algo pensado para fortalecer as empresas para que continuem gerando emprego e renda, pois isso é fundamental”, pontua.

Prefeito Luciano Orsi comenta ações na área

“Nosso objetivo é criar condições para que empresários e microempreendedores façam crescer seus negócios, porque assim a cidade cresce junto”, afirma o prefeito Luciano Orsi, que comenta ainda sobre o diferencial das Oficinas de Crescimento. “A iniciativa tem como objetivo apresentar a esses empreendedores um novo mundo, onde eles poderão fazer crescer ainda mais seus negócios”, pondera o prefeito Luciano Orsi. Para estruturar os diferentes mecanismos de capacitação e estruturação dos empresários junto à Sala do Empreendedor, Campo Bom aposta na parceria com o Sebrae. “Estamos trabalhando constantemente, em parceria com o Sebrae, para atingir a excelência no atendimento ao nosso empresário. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas como gestor do Município, me sinto realizado. Quem ganha com isso é o empreendedor de Campo Bom, sempre recebendo uma atenção especial”, afirma Orsi.
Para acelerar os processos administrativos, em especial, àqueles ligados à licenças ambientais, Campo Bom, passa a oferecer o licenciamento ambiental digital. “Os municípios que não seguirem essa tendência ficarão para trás. Trabalhamos no tema para modificar e nos modernizarmos. Agora, pedidos de licenciamento devem ser feitos via site portal interno da secretaria de Meio Ambiente, que consta no site da Prefeitura. Nossa meta é gerar economia de papel, evitar duplicidade de documentos e acelerar processos internos. Em até 30 dias, analisaremos os documentos de licenciamento”, projeta o secretário de Meio Ambiente de Campo Bom, João Flávio da Rosa.

Serviço do Sicoob MaxiCrédito

Os atendimentos do Sicoob Maxicrédito na Sala do Empreendedor acontecem nas segundas e quartas-feiras, das 13h às 16h30, quando um profissional da instituição financeira está no local.

 

Outro serviço oferecido pela Sala do Empreendedor é a assessoria jurídica. “Este é um serviço que pode ser agendado e é voltado para microempreendedores e microempresas que possuem demandas jurídicas a serem esclarecidas”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz. O atendimento é feito por agendamento e ocorre na própria Sala do Empreendedor e quem atende é o advogado João Baptista Orsi.