Cursos reforçam a agricultura local em Sapiranga

Sapiranga – Uma série de capacitações voltadas aos produtores rurais são oferecidas constantemente no município. De acordo com o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em Sapiranga, Mateus Farias de Mello, o planejamento para este ano inclui diversos temas. “Existe a preocupação com o solo, além de temas, como gestão da propriedade e a própria gestão da produção. Ainda vamos ter discussões voltadas a piscicultura, como manejo, alimentação e toda a cadeia do peixe”, destaca ainda que haverá encontros e debates referentes ao setor.

O extensionista ressalta ainda que as agroindústrias também tem recebido atenção especial. Um trabalho de resgate também está dentro do planejamento. “Vamos ter um evento sobre o resgate cultural de receitas culinárias e a parte de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) e plantas medicinais, todas com cultivo orgânico. Isso pensado pela gente como Emater”, disse. Mateus ressalta ainda que a partir de Assembleia da Associação de Agricultores Orgânicos da Região – Eco Ferrabraz, outras demandas importantes sempre surgem. “Sempre há definições de linhas a serem adotadas, além de ser um planejamento, focando a produção agrícola sem defensivos, volta da ao cuidado e maneso do solo e sempre tentando incluir mais produtores”, disse.
Outra medida que pretende fomentar a agricultura familiar é o novo espaço da Feira do Agricultor.

O pavilhão contempla 32 espaços para expositores. Ainda segundo a Secretaria de Planejamento, possui foco na sustentabilidade, com reutilização de água da chuva para vasos sanitários, limpeza do piso do local, irrigação do jardim, além dos tijolos ecológicos utilizados.

O ambiente é adaptado para Pessoas com Deficiência (PCDs), tendo acessibilidade nos sanitários, rampas e no piso que será tátil, possui ainda vestiário, depósito, mobiliário novo e estrutura que permite maior ventilação natural.

Aguardado pavilhão foi inaugurado Feira todas as quartas

A inauguração do pavilhão da Feira do Agricultor, prevista inicialmente para o dia 28, foi antecipada e a entrega aconteceu no sábado (22). A Prefeitura decidiu por antecipar a data a pedido dos agricultores. A feira, que há 34 anos movimenta o centro da cidade, preza pela qualidade, produtos fresquinhos, preços acessíveis, contato direto com o produtor e ocorre sempre às quartas-feiras, das 6h às 16h e aos sábados, das 6h às 12h.

Foto: Divulgação.