Comerciantes comemoram flexibilização em Campo Bom e reabrem atentos aos cuidados de proteção

Foto: Gabriel Silveira/PMCB.

Campo Bom – A preocupação da Administração Municipal com a atividade econômica resultou, essa semana, na emissão de novo decreto que permitiu a reabertura de estabelecimentos comerciais. Na quarta-feira, 22, primeiro dia da retomada, comerciantes comemoraram e elogiaram a iniciativa que está tendo adesão de diversos estabelecimentos dispostos em colaborar com as medidas de proteção e higienização condicionantes para a manutenção da vigência do decreto.  É o caso da lojista Márcia Kaster Kopittke, 47 anos, que trabalha em uma rede regional de lojas, sendo a de Campo Bom uma das únicas unidades que pode abrir. “Que bom que aqui amenizou essa situação. Estamos seguindo todas as orientações de proteção. Além de proteger o consumidor, também nos sentimos seguros para trabalhar”, afirma. Distanciamento, uso de máscaras, higienização dos ambientes e oferta de álcool gel aos clientes são algumas das exigências legais que os proprietários dos estabelecimentos devem observar tanto para os  colaboradores quanto no atendimento aos clientes. Visando o cumprimento das medidas, equipes de fiscalização da Prefeitura estão percorrendo os estabelecimentos com orientações e informações.

Além de lojas o decreto emitido segunda-feira definiu critérios de reabertura de academias, bares, pubs, lancherias, restaurantes e templos religiosos. Já no primeiro dia útil após a publicação do documento, percebeu-se nas ruas o cumprimento do decreto em diversos locais. Foi o caso do salão de beleza de Scheila Carmel, 35 anos que considera a flexibilização essencial para a manutenção de seu negócio. “Como somos todos prestadores de serviço, se não trabalhamos, não temos salário, então essa medida foi muito importante para podermos reorganizar as agendas e intercalar equipes. Poder voltar a funcionar alivia a sensação de impotência”, relata.

Segundo Airton Schäfer, assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) a atividade comercial representa 30% da receita de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da cidade. “Essa retomada é fundamental para a saúde econômica do Município, principalmente porque concentramos grande número de micro e pequenas empresas que dependem diretamente desses negócios”, destaca, enfatizando a importância da ação para a economia.

Link para o decreto: https://arquivos.campobom.rs.gov.br/index.php/s/pGzWtkzQ3cc8aF6#pdfviewer