Campo Bom na rota do plano de emprego

Esta é a primeira de uma série de reportagens especiais que revelarão os detalhes que tem auxiliado o município de Campo Bom a obter a liderança na geração de empregos entre os municípios do Vale do Sinos.

 

Desde 2017, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) tem aperfeiçoado o Programa de Incentivo à Geração de Empregos (Pige) e, com a pandemia, fortalecido os programas de fomento e auxílio-financeiro para os diferentes setores econômicos. “A nossa meta sempre foi apoiar os diferentes setores empresariais, e com as consequências da pandemia, intensificamos essa abordagem. Conseguimos apoiar mais de 150 micro e pequenas empresas de 2020 para 2021 dentro dos nossos programas de apoio econômico”, cita o titular da Sedetur, Henrique Scholz.

Um ponto primordial e que tem proporcionado mudanças culturais no gerenciamento de empresas e, consequentemente, geração de novos postos de trabalho é o “Programa Supera”. Este grupo enfoca junto às micro e pequenas empresas a capacitação dos gestores e os centrais em um negócio, como gerenciamento contábil, marketing, novos mercados e até remodelagem do negócio. Uma das empresárias que participou deste programa de qualificação é a proprietária da loja de confecções “Surpreendente”, no Centro. “Na crise, ao invés de diminuir, a empresária aumentou a loja e expandiu os negócios”, explica Scholz. “O programa nos proporcionou uma segurança de poder aplicar modificações que não sabíamos como lidar, não tínhamos planilhas e nem ideia da importância da gestão financeira”, conta Jenifer Pereira Figueiró, da loja “Surpreendente”, que duplicou o tamanho do seu estabelecimento e do quadro de funcionários.

Políticas municipais que fortalecem a economia

1 – Programa Geração de Empregos e Renda (PIGE)
2 – Campo Bom para Negócios (voltado para Qualificação de gestão e expansão de mercado)
3 – Auxílio emergencial (MEI, ME, EPP, Vans e salões de eventos)
4 – Supera 2020/2021 (Qualificação)

Atenção para todos os segmentos

Outra ferramenta fundamental no acolhimento dos empresários com interesse em potencializar seus negócios, em Campo Bom, é a “Sala do Empreendedor”. “Contamos com a Sala Ouro, conforme critérios do SEBRAE/RS. Contamos com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) efetivo, que, inclusive, atraiu empresas de outras cidades da região que não possuem convênio do SUSAF, o que abre imensa possibilidade de comercialização de produtos para esses empreendedores, gerando retorno de ICMS ao município”, pondera Henrique Scholz.

Para que o trabalhador não perca oportunidades de emprego, a Prefeitura também está preocupada em proporcionar treinamento a todos. Nesse sentido, o Programa Campo Bom é Oportunidade vai auxiliar campo-bonenses que estão saindo do Ensino Médio e trabalhadores em geral a ingressarem no mercado de trabalho. “Serão oficinas lideradas pelos nossos servidores e técnicos do SESC e do SENAC, em parceria com a Prefeitura. Ainda contamos com o programa “Oficinas do Crescimento”, voltadas para micro e pequenos empreendedores,
que enfoca o planejamento financeiro, formação do preço de venda, entre outros itens”, elenca Scholz.

Prefeito Luciano Orsi avalia

“Dois dos grandes desafios que enfrentamos na Administração Municipal, principalmente neste momento de recuperação dos efeitos da pandemia, é o da reinserção no mercado de trabalho e da capacitação dos nossos jovens. Trabalhamos nisso visando atender as empresas locais que precisam, sim, gerar empregos para seguir o desenvolvimento, mas para isso demandam uma mão de obra extremamente qualificada e é isso que nós vamos proporcionar através do programa Campo Bom é Oportunidade”, destaca o prefeito Luciano Orsi.

CB Injetados e Expansões

Os empresários responsáveis pela CB Injetados, acessaram o primeiro PIGE, em 2018. “Tínhamos 70 funcionários, e, ao fim de 2020, atingimos 300. Durante a pandemia, esávamos com máquinas compradas e ampliamos a área fabril para 7.500 m² e saltamos para 520 colaboradores, graças ao apoio da Prefeitura”, cita Victor Becker.