Campo Bom busca com o DAER oficializar toda a responsabilidade com a Av. dos Municípios

Avenida dos Municípios, em Campo Bom, recebe investimentos da prefeitura de Campo Bom, como as placas. Foto: Junior Ribeiro.

Campo Bom – Todas as melhorias efetuadas no trecho campo-bonense da Avenida dos Municípios nos últimos 15 anos anos, quase que na sua totalidade, foram aplicadas pela prefeitura. Entretanto, no papel e juridicamente, a responsabilidade técnica, de obras e melhorias compete ao Departamento Autonômo de Estradas de Rodagem (DAER).

Mas, descontente com a deficiência em atender as solicitações de Campo Bom na implantação de melhorias ao longo da avenida o prefeito, Luciano Orsi, encaminhou e recebeu aprovação da ampla maioria dos vereadores, projeto de lei autorizativo para que Campo Bom, assuma a gestão do trecho local da Avenida dos Municípios. Essa nova formatação se dará através de convênio que está em processo de formatação entre a Prefeitura e o governo estadual. Posteriormente, o município formalizará o processo junto ao DAER, que sinalizou positivamente ao desejo de Campo Bom em gerenciar a avenida.

Luciano Orsi argumenta que a Av. dos Municípios pertence aos campo-bonenses: “Se perguntarmos a qualquer campo-bonense, ele dirá que a Avenida dos Municípios é de Campo Bom e não uma rodovia estadual. Portanto, a municipalização nada mais é do que tornar juridicamente nosso direito de cuidar dela. Estamos trazendo uma realidade de fato para uma realidade de direito”, define.

Custos estão integrados há anos

Tranquilo sobre os aspectos que impactarão financeiramente eventuais necessidades de investimento na avenida, Luciano Orsi fez a seguinte análise: “De qualquer forma, a cidade custeia a manutenção da há muitos anos. É uma responsabilidade e um custo que assumimos de forma consciente, pois, sabemos que Estado não tem condições de fazer investimentos e fazemos isso prezando pela segurança de nossos moradores e de todos que trafegam no trecho. Dessa forma, Campo Bom poderá fazer todas as intervenções, como dar melhores condições de segurança, sinalização, controle de tráfego e cuidar dos acessos”, conclui.

Vereadores avaliaram desejo da municipalização

Victor Souza, PC do B
“A maioria das obras na avenida foram com recursos do município. O Estado está se livrando de suas obrigações. Daqui 5-10 anos, o município terá que arcar com tudo”.

Alexandre Hoffmeister do PP
“O DAER pediu estudo à EGR para um parecer. É um gasto a mais, mas um custo já incorporado. Hoje, colocamos pinturas, lombadas e iluminação”.

João Paulo, MDB
“Mais uma vez, por ineficiência do Estado, estamos contraindo estruturas e serviços que vão diminuir a capacidade de investimento do município”.

Max de Souza, do MDB
“Assumir compromissos por demais, muitos deles que não é da nossa alçada, em um futuro próximo, levará a precarização de serviços de nossa competência”.