Campo Bom acumula 1.913 vagas de trabalho criadas em 2021

A auxiliar de limpeza, Solange Brandão, estava em busca de uma recolocação no mercado de trabalho há dois meses. Sem retornos dos contatos efetuados ela decidiu procurar a agência FGTAS/Sine que funciona junto ao Espaço Cidadão Cidadania. “Foi então que procurei o Sine e encontrei pessoas maravilhosas que me ajudaram e me atenderam com atenção. Posso dizer, agora, que estou em uma empresa que tenho paixão de trabalhar”, pontua Solange.

 

A história de Solange é uma entre 320 casos de pessoas que conseguiram um trabalho de carteira assinada no mês de setembro. No levantamento mensal do Ministério do Trabalho e Previdência, Campo Bom, voltou a ter índices positivos na geração de empregos: foram 320 postos de trabalho criados em setembro. No ano, já são 1.913 trabalhadores inseridos em empresas dos mais variados segmentos.
O secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Gabriel Colissi, pontua inúmeras ações e melhorias que impactam em avanços positivos. “Hoje, o Sine de Campo Bom voltou a ser destaque na região e com a capacitação da equipe responsável, são centenas de atendimentos a cada mês, com direcionamento e a orientação necessária para que ambas as partes, tanto empregador, quanto empregado tenham êxito na parceria”, pondera o secretário Gabriel.
E é justamente as orientações necessárias que fazem a diferença na vida dos campo-bonenses que buscam um trabalho. “Eu cheguei no Sine no desespero. Estava há meses enviando currículos por e-mail e não tinha retorno. Foi onde decidi ir ao Sine, e fui muito bem recebida pelo Cleber Nunes. Conversamos e saí de lá com três cartas de recomendação para três diferentes empresas, e uma delas, é a que eu estou trabalhando”, comenta a auxiliar de produção, Andrieli Ferreira, de 35 anos.
O assessor da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo (Sedetur), Aírton Schäfer, revela que outra preocupação da Administração recai nos cursos de formação profissional. “Promoveremos, em breve, cursos de qualificação para manter esses índices positivos”, pontua.

São cinco meses consecutivos onde saldo de contratações supera o de demissões. Mês com o maior número de contratações ocorreu em janeiro, com 461 vagas criadas. Cidade vive o pleno emprego e atendimento na agência FGTAS/Sine também é apontada como diferencial.

 

Saldo positivo

Janeiro:  461
Fevereiro: 390
Março:  205
Abril:  -57
Maio:  64
Junho:  219
Julho: 142
Agosto: 169
Setembro: 320
Total:  1.913

Prefeito e secretário avaliam momento 

O secretário de Desenvolvimento Social e Habitação ainda comenta sobre o desafio que é ter o Sine entre os setores sob sua responsabilidade. “Estar a frente do Sine é um grande desafio, pois somente o emprego traz a dignidade ao cidadão e além deste aspecto, temos o importante impacto no crescimento das empresas locais e consequentemente, a melhora na economia do nosso município. Mas acredito que com dedicação e esforço, estamos no caminho certo”, pondera o secretário.
Para o prefeito Luciano Orsi, o resultado significa colher os frutos de um conjunto de medidas. “As ações da Administração Municipal estão voltadas para a desburocratização e o fomento à geração de empregos que, somados aos esforços dos empresários e trabalhadores, transformaram Campo Bom numa cidade que continua criando e preenchendo vagas. Hoje estamos no quinto mês consecutivo em que acompanhamos os números do Caged em uma crescente que é constante e que muito nos orgulha”, afirma. Orsi ainda destaca algumas das movimentações que a gestão tem feito para assegurar o desenvolvimento. “O trabalho junto ao Sine é muito importante e para impulsionar isso, unimos medidas como o mutirão de empregos, além de palestras e capacitações abertas ao público geral de forma gratuita. Quando vemos esse resultado positivo, temos certeza de que programas como o Campo Bom é Oportunidade e as Oficinas de Crescimento são práticas efetivas”.