Sanctus Construções: Você sabe o que é BIM?

Foto: Divulgação

A representação gráfica dos projetos passou por inúmeras revoluções durante a história da arquitetura e da engenharia. Contudo, nas últimas décadas, com a rápida e crescente evolução da computação e informática, primeiro com o Computer Aided Design (CAD) e agora com o Building Information Modeling (BIM), os projetos deixaram de ser apenas um desenho em 2D da futura obra, para se tornar várias dimensões de simulação em meio digital da futura edificação.

O emprego deste software oferece informações paramétricas dos materiais a serem empregados, possibilitando com muito mais precisão o levantamento dos quantitativos e das etapas construtivas para orçamento e planejamento de um projeto, por exemplo.

Explanação

O BIM é um processo é uma metodologia que envolve várias ferramentas e tecnologias para realizar a elaboração, simulação e gestão da futura obra.
De forma simples, é a elaboração do projeto em meio digital (vide a imagem) simulando como ele será construído no ambiente real, visto que uma parede, por exemplo, é muito mais do que duas linhas em 2D. Composta pelo núcleo (alvenaria, gesso acartonado, etc) e pelas camadas de revestimento, o BIM oferece com precisão a especificação dos materiais do sistema construtivo, bem como as quantidades de cada camada.
As possibilidades no uso deste método são infinitas, visto que é possível simular desde a construção do projeto, 3D e 4D, como também o orçamento da obra, a operação e manutenção da construção que são o 5D e 6D.