O que é justiça?

Nesta data alusiva ao dia do advogado urge a temática que todo o operador do direito respira diariamente: a busca por justiça.

 

E nessa busca, todo advogado sabe de cór a premissa constitucional de que somos “indispensáveis à administração da justiça”, ou seja, impulsionamos as engrenagens legais em busca dessa satisfação por vezes abstrata.
A filosofia nos traria grandes reflexões, mas partimos para o simples: o que a figura de Themis, deusa símbolo da justiça, personificada numa mulher altiva, com os olhos vendados, segurando uma balança numa das mãos e uma espada na outra quer nos dizer? Pois bem, a balança busca o equilíbrio entre o que está sendo julgado e a correspondente pena, nem mais, nem menos. A espada demonstra a força com que as determinações emanadas devem ser cumpridas, separando o bem do mal. Já os olhos vendados demonstram a imparcialidade das decisões que estariam livres de emoções ou preconceitos.
Assim, singelamente, Themis nos traduz que a justiça não é vindicta (vingança), não cede as frustrações humanas e busca sempre equidade, imparcialidade e readequação da ordem geral.
Parabéns, advogado, por fazer parte desse importante mister.

Aline Cristina Martins Fernandes, advogada, inscrita na OAB/RS 45.800, pós-graduada em direito penal e processual penal lato sensu, vice-presidente da OAB Subseção Sapiranga e membro das comissões subseccionais CDSG e CAJ.