Moleca Global Influence: uma experiência internacional de moda sustentável e inclusão feminina

Região – A Moleca, marca reconhecida por sua moda original, autêntica e sustentável está organizando o Moleca Global Influence, evento que receberá 11 influenciadoras de destaque de nove países diferentes, em Novo Hamburgo (RS), entre os dias 27 e 28 de julho. O objetivo é posicionar a marca não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, destacando sua dimensão e compromisso com a sustentabilidade.

 

As influenciadoras representam países, como Paraguai, Argentina, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Bolívia, México, Peru e, claro, o Brasil. Cada uma dessas nações tem uma cultura e mercado de calçados distintos, no qual a Moleca tem consolidado sua presença ao longo dos anos. Durante o evento, as influenciadoras também farão um editorial de moda com os produtos favoritos de seus países e com os superlançamentos de tênis da marca.

A marca possui uma história consolidada, com a sapatilha sendo a protagonista do portfólio desde o início, no mercado brasileiro e conta com três fábricas exclusivamente dedicadas ao desenvolvimento de seus produtos. Além disso, a marca está presente em mais de 100 mil pontos de venda em todo o mundo, atendendo a mais de 26 mil clientes ativos.

A geografia da Moleca

Conheça alguns números e particularidades que corroboram os passos do sucesso internacional da Moleca:

Paraguai foi o primeiro país a adquirir a marca e foi a sapatilha (modelo boneca), que inaugurou a trajetória internacional da Moleca, iniciada há 40 anos. A Argentina, parceira de longa data, tem muita proximidade geográfica e cultural. Aqui, são as botas ousadas e descontraídas da marca que conquistaram as mulheres.

Na Costa Rica, a Moleca se sobressai pela sustentabilidade, aliás, o tema é de grande relevância entre as costarriquenhas, dos produtos aliada ao mix de designs, atendendo ao clima diverso do país e conquistando a liderança isolada. No Equador, os produtos da Moleca estão posicionados nos principais players do mercado e entregaram um crescimento de 20% em 2022.

Em 2018, a Moleca obteve seu “greencard” e entrou nos Estados Unidos. Por enquanto, 70% das vendas para o mercado americano estão localizadas na Flórida, atendendo ao enorme contingente de latinos que residem lá. Na Bolívia, são 1.500 pontos de venda, distribuídos de lojas de rua aos principais shoppings. Em 2022, as bolivianas adquiriram 320 mil pares de Moleca, o que trouxe 112% de crescimento à marca no país.

A Moleca tem tido ótimos resultados no México desde sua chegada em 2014. Os parceiros Studio Mix, com 32 lojas, e Sears, com 85 lojas, têm sido fundamentais para posicionar a Moleca como a “marca de sapatos brasileiros” mais confortável e acessível, entregando valor agregado às mulheres. Em 2022, foram comercializados meio milhão de pares no país, demonstrando o sucesso da Moleca no mercado mexicano.

No Peru, a Moleca também é muito bem recebida com presença significativa nos maiores e-commerces e canais físicos dos principais lojistas. Em 2022, foram vendidos 400 mil pares, o que representa um crescimento de 45% no biênio 2021/2022. O amor das peruanas pela marca é tanto, que em outubro/23 será realizada a terceira edição do concurso “La Chica Moleca” no país, evidenciando o crescente reconhecimento da marca.

E chegamos ao Brasil, a casa da Moleca. Aqui, as mulheres prestigiam os produtos, escolhendo e adquirindo 190 mil pares por dia, o que representa impressionantes 35% do volume diário dos 500 mil pares produzidos e comercializados pela Calçados Beira Rio S.A, empresa que detém a marca.

Original até na sustentabilidade

Um dos principais diferenciais da Moleca é seu compromisso com a sustentabilidade. Utiliza tecidos ecossustentáveis em seus calçados, feitos a partir de insumos reaproveitados como algodão e poliéster. Essa abordagem reduz significativamente os processos químicos e a quantidade de água utilizada na fabricação dos produtos. Também faz captação e reúso de água, contribuindo para a redução do consumo desse recurso precioso.

A preocupação ambiental se estende também às bases de palmilhas e aos saltos, que são feitos com materiais reciclados e ressignificados. Ressignifica aparas de EVA em palmilhas e resíduos de ABS, provenientes da produção de consoles de computadores para os saltos.

Alinhada com a transição energética, a Moleca utiliza 98% de energia elétrica proveniente de fontes alternativas limpas, como solar, eólica e PCH’s. Adota também políticas de responsabilidade social com 64% das colaboradoras sendo mulheres e remuneradas por função, não por gênero. Além disso, pratica a economia circular, em embalagens recicláveis e materiais reaproveitados em suas lojas e pontos de venda.

A Moleca tem como compromisso promover a inclusão feminina e a agenda climática, valorizando o ser humano e sua relação direta com o planeta. O Moleca Global Influence é uma oportunidade de apresentar ao mundo toda a dimensão dessa marca brasileira, que é original até na sustentabilidade.

Por Moleca