Um dia nacional para pensar na Saúde

Dia 5 de agosto foi o Dia Nacional da Saúde, mas não é somente neste dia que se deve cuidar dela. A saúde resulta de um equilíbrio físico, orgânico e mental do nosso organismo, conquistado no dia a dia. Esse equilíbrio é adquirido através de vários fatores, como uma boa alimentação e muita água; um bom descanso; alguma atividade física; cuidados com a higiene pessoal e um período de lazer.
Em nosso município, contamos com duas unidades novas que são a Unidade Básica de Saúde (UBS) São Jacó e a UBS do Oeste. Ambas foram inauguradas com o intuito de ampliar e qualificar o atendimento. Ainda temos uma UBS a ser inaugurada nos próximos meses, que é a da Ferrabraz, e a UPA, obra com mais de 60% construída.
Conseguimos aumentar a frota de veículos da Secretaria de Saúde, totalizando 6 carros de passeio, uma van adaptada para portadores de necessidades e com ar-condicionado central para qualificar ainda mais o transporte dos usuários que necessitam de atendimento de fisioterapia na Unidade de Saúde Especializada (USE). Além disso, foi adquirido uma ambulância nova para substituir a do PAM 24 horas, que estava em condições precárias de uso.
Ainda temos uma UBS, a da São Luiz em reforma, a fim de qualificarmos o atendimento na mesma. Conseguimos ampliar o atendimento das Estratégias da Saúde da Família (ESF), aumentando o número de equipes e área de abrangência, como por exemplo, a região ribeirinha do Porto Palmeira.
Assim, na passagem desta data, gostaríamos de dividir as conquistas da comunidade sapiranguense com todos os interessados na Saúde e no Bem-Estar de todos.
Por Emerson Aguinelo da Silva Leite, farmacêutico e secretário de Saúde de Sapiranga