Orgulho Gaúcho: 365 dias a minha alma está pilchada

“É no mês de Setembro que temos como ritual de festejar, afinal, a Semana Farroupilha, onde uma indiada caudilha comandou uma revolução, pra defender este chão pelearam pelas coxilhas”.
Com os versos da minha poesia “Orgulho de ser Gaúcho” saúdo a Semana Farroupilha e a cultura da nossa Pátria chamada Rio Grande do Sul.
Ser gaúcho é uma dádiva e viver nessa terra de guerreiros por natureza não tem coisa igual. É um Estado de pessoas hospitaleiras que recebem bem quem vem nos visitar e acolhe com um forte “quebra costelas” aqueles que resolvem ficar pelos pagos gaúchos fazendo daqui sua morada.
Por essa razão encontramos em todos os cantos deste Brasil um pedacinho do Rio Grande, através de um galpão crioulo e um chimarrão, selando amizades e fortalecendo a certeza de que, aqui, no fim do mapa, existe uma querência que tem um amor sem igual por suas tradições.
E para nos certificarmos do quanto é grande o amor pelo Rio Grande, basta observarmos o grande número de pessoas engajadas com o VIII Acampamento Farroupilha de Sapiranga, sejam os integrantes dos CTGs ou aqueles que fazem dos piquetes farroupilhas sua morada neste mês de setembro, deixando claro o orgulho que têm em dizer: “Eu sou do Sul!”. 
Parabéns à nossa Pátria Rio Grande do Sul e que “sirvam nossas façanhas de modelo a toda Terra”.
Faço um pedido ao Patrão, o Rei do nosso universo, e agora, através do verso que declamo pra vocês, pra que eu tenha a honradez quem sabe o dobro de sorte, se tiver vida depois da morte…que eu nasça gaúcho outra vez”.
Jairo Brum Gomes, Poeta e escritor