Oportunidade: Técnico em Informática na Escola Duque

Uma das maiores dificuldades para os jovens é a escolha de uma profissão ou de um nicho de mercado para atuar. Em Sapiranga, é elevado o percentual de jovens que iniciam um curso superior e desistem dele até o terceiro semestre. Pior do que isso, os pais arrancam os cabelos quando essa troca é feita depois do sexto semestre de curso.
Nesse cenário, uma das alternativas é a opção pela formação técnica. Os cursos técnicos (não me refiro à infinidade de cursos livres de 50 a 150 horas de duração) oferecem uma gama de experiências e práticas que ajudam a obter trabalho e auxiliam a decidir com mais tranquilidade. Uma das possibilidades é o estágio de aprendizagem e a outra é o estágio remunerado. Neles o jovem aprende que o mercado de trabalho possui necessidades muito específicas que dependem de muito mais do que um curso pode oferecer.
A Escola Duque possui um desses cursos técnicos e a partir de 2015 oferecerá mais seis cursos. Desde o ano de 2001 a escola vem qualificando jovens e adultos para atuarem como Técnicos em Informática no mercado de trabalho na região e até em outros estados. A escola forma programadores, mas a bagagem de conhecimentos e experiências ajuda muito em qualquer área de atuação profissional. As parcerias e a busca de profissionais qualificados em programação aumentam constantemente. Diversas empresas do município e da região tiveram ou ainda possuem profissionais que foram estudantes da educação profissionalizante da escola, pois “a demanda do mercado por novos profissionais que atuem na área de T.I. (tecnologia da informação) é grande e a área oferece carreira promissora para os interessados”.
Sérgio E. Michels, 
Diretor do Centro Sinodal Duque de Caxias