Governo Tarso Genro e os movimento de Junho

O grande acontecimento político do ano de 2013 foram os protestos de Junho. A mais recente pesquisa CNI-Ibope atesta que Tarso Genro foi o governador que mais cresceu em aprovação após as mobilizações (conta com 50%, segundo o Ibope). Trata-se de um resultado que distancia o Governador da maioria de seus congêneres país afora. 
Diversos fatores contribuíram para essa percepção geral positiva. A posterior aprovação do projeto que estabelece Passe-Livre para os estudantes das regiões metropolitanas tem relação direta com a formação da opinião majoritariamente simpática à reação do governo gaúcho. A proposta, surgida das ruas, foi incorporada pela Administração Estadual. Mas a grande diferença parece ter sido a capacidade de diálogo do governador e a existência de diversos canais, previamente estabelecidos, de consulta e escuta à sociedade. 
O Gabinete Digital, criado ainda em 2011, possibilitou o estabelecimento de uma comunicação direta com os manifestantes, sem nenhum tipo de intermediação, expondo o Governador de forma transparente e acessível em um dos momentos mais tensos da política nacional nos últimos anos. 
O projeto que instituiu o Passe-Livre foi sendo construído através de inúmeras rodadas de negociação, em meio à complexidade do diálogo com um movimento de massas declaradamente desprovido de lideranças. E nem por isso o processo deixou de ser ágil e gerar resultados. 
É possível afirmar, sem incorrer em nenhum exagero, que o governo Tarso é outro depois dos protestos de Junho. A disposição em dialogar, ouvir e abrir-se à participação efetiva da cidadania permitiu um posicionamento singular do governo gaúcho. 
O ano de 2013, portanto, deixa um aprendizado valioso para a esquerda gaúcha que pode – e deve – ser compartilhada com a esquerda brasileira, em especial no próximo ano, quando a capacidade de renovar a esperança do povo brasileiro em nosso projeto transformador e democrático estará, novamente, diante de um teste decisivo.
Vinicius Wu,
secretário Geral de Governo do Rio Grande do Sul