Ensino Médio

O Ensino Médio público estadual está passando por transformações. Mudanças estas necessárias. Mas ainda não está atendendo às expectativas dos estudantes, professores, sociedade.
O Ensino Médio Politécnico foi implantado no RS no ano de 2012, trazendo um novo formato na estrutura desta modalidade de ensino. As disciplinas foram agrupadas em várias áreas de conhecimento, o resultado das avaliações passa de notas para conceitos e pareceres, uma nova disciplina foi acrescentada ao currículo – o Seminário Integrado – a carga horária foi ampliada, entre outras mudanças.
O incentivo à pesquisa científica através do Seminário Integrado proporciona o trabalho em equipe e a autonomia do aluno, sendo estas essas competências indispensáveis atualmente para o cidadão e o profissional.
As disciplinas agregadas em áreas do conhecimento pressupõem a interdisciplinaridade e consequentemente planejamento integrado pelos professores. Porém, isto não está ocorrendo porque muitos professores trabalham em mais de uma escola, o que dificulta o encontro para planejamento.
Esta nova proposta de Ensino Médio (politécnico) ainda não está pronta. Ela precisa ser estudada, reavaliada, discutida e adaptada à realidade de cada comunidade, para que possa atender às necessidades reais, a busca de alternativas e soluções para as questões sociais. E, para que tenha uma dimensão social focada no humano, social e ambiental.
O Ensino Médio deve fazer com que o aluno seja protagonista da construção do seu conhecimento e deve despertar no educando a vontade de aprender, o espírito crítico e a solidariedade.
Gilda Jerusia da Costa Carraro, Professora de história