Como se formam os cravos?

Comentário – Recebo diariamente reclamações das pacientes devido os cravos. Você também sofre com eles? Então fica ligado no texto abaixo pra você entender como eles se formam e como evitá-los.

Os cravos nascem por dois motivos:
1- Aumento da gordura produzida por glândulas da pele
2- Entupimento dos poros por onde essa gordura deveria sair
De modo geral os poros entopem por causa da produção excessiva de queratina(substância produzida naturalmente pelo corpo que evita perdas desnecessárias de água e protege o organismo contra agressões externas, tais como choques mecânicos, radiação solar, ventos e chuvas.) que acaba se acumulando nos poros e dificultando a saída da gordura. Porém, o uso de cosméticos gordurosos ou inadequados para sua pele também podem favorecer esse entupimento dos poros.

ENTENDENDO CADA PASSO DA FORMAÇÃO DO CRAVO

1 – O processo de formação de um cravo começa dentro do folículo sebáceo, uma estrutura dentro da pele onde fica a raiz dos pelos e as glândulas sebáceas, que produzem a gordura natural que protege a pele do ressecamento.
2 – A abertura desse folículo é um poro na pele que, quando entope, faz a gordura se acumular no local. Quando o poro entupido é bem largo, a gordura armazenada tem maior contato com o ar e oxida, formando uma”tampinha” preta. Essa “tampinha” preta funciona como proteção à bactérias que tem no ar por isso cravo preto geralmente não vira espinha.
3 – Num poro mais estreito, há menos contato da gordura com o ar, por isso não aparece o ponto preto criado pela oxidação. Por outro lado, proliferam bactérias no local que se alimentam de gordura e não gostam muito do ar. Nesse tipo de cravo é formado o chamado ponto branco, que, quando espremido, parece uma pasta de dente saindo do tubo. Geralmente, é nesse cravo que se desenvolve a espinha.
4 – Dependendo da quantidade de bactérias que proliferam no cravo de ponto branco, o corpo pode reagir às intrusas desencadeando uma inflamação. Quando isso acontece, forma-se o que os dermatologistas chamam de pápula: os tecidos em volta do cravo ficam inchados e vermelhos, criando uma pequena saliência dolorida no local.
5 – Se a inflamação for muito forte, pode ter início um acúmulo de pus, levando a espinha ao seu estágio final: a pústula. O pus forma uma bolha acima do nível da pele, parecendo um vulcão prestes a explodir.
Apesar da tentação, espremer a espinha só piora a infecção. Para evitar que isso ocorra e para diminuir o risco de ganhar uma indesejável cicatriz, o melhor a fazer é esperar o pus secar e a espinha sumir naturalmente. Por isso que mesmo na limpeza de pele profissional não pode se espremer as espinhas. O profissional tem outros métodos de melhora da acne que não causa cicatriz e acelera o processo de cicatrização e cura da espinha.
Tá, mas enfim, como eu posso prevenir o aparecimento dos cravos e como eu posso eliminá-los?
Para prevenir e controlar a produção de gordura é importante a pele estar bem hidratada e usando cosméticos adequados. Também é importante fazer limpeza de pele em consultório para controlar a espessura e qualidade da pele o que evita o aparecimento frequente de cravos.

Como você quer envelhecer? Comece cuidando da sua pele!

Grande abraço.