Comentário: Recesso escolar uma questão de saúde física e mental para os docentes

Foto: Arquivo JR

O recesso escolar é um período de pausa nas atividades escolares que ocorre geralmente em meados do ano e no final do ano letivo. Esse tempo é fundamental, para que, os professores se recuperem fisicamente e mentalmente, após um período intenso de trabalho.

 

Um dos fatores que tornam o recesso escolar tão importante na vida dos professores é a chamada síndrome de Burnout. Essa síndrome é caracterizada por um estado de exaustão física e mental que pode ser provocado pelo excesso de trabalho e pela falta de tempo para relaxar e se recuperar. Muitos professores acabam desenvolvendo essa síndrome devido à pressão do trabalho, ao volume excessivo de atividades e à falta de reconhecimento pelos seus esforços. Conforme o professor e Técnico em assuntos educacionais, Juliano de Leon Viero, “a profissão de professor é uma das poucas em que a pessoa ainda leva afazeres laborais para casa, desempenhando, assim, um trabalho exaustivo”.

O recesso escolar possibilita que os professores se afastem dos problemas do dia a dia da escola e tenham a oportunidade de recuperar as energias. Dessa forma, é possível voltar ao trabalho com mais disposição, ânimo e criatividade, o que pode contribuir significativamente para o rendimento escolar dos alunos.

Além disso, o período de recesso escolar é importante para que os professores possam se atualizar e se capacitar, conhecendo novas metodologias e técnicas de ensino que possam melhorar seu desempenho. Esse tempo pode ser utilizado para realizar cursos, palestras, leituras e outras atividades que possam contribuir para a formação profissional dos docentes.

Mesmo que o recesso escolar seja curto, ele é fundamental para garantir uma qualidade de vida melhor para os professores. Esse tempo permite que eles possam descansar, se recuperar da sobrecarga de trabalho e melhorar o desempenho profissional, garantindo assim, um ensino de qualidade para os alunos.

Por Professora Esp. Sandra Bereta