Comentário: Quem não mensura, não gerencia!

Por Giovani Alberto Prass e fundador da Hora do Pastel | CEO da Prassfood Gestão de Ativos

Mensurar, metrificar ou analisar os dados, é feito em muitas profissões com mais rotina do que é feito em pequenos negócios e empresas. Sem dúvidas um dos maiores motivos que negócios fecham é por não acompanhar os números com frequência. Médicos, nutricionistas, professores, estão sempre medindo através de inúmeros indicadores a qualidade de seus trabalhos. Em um negócio, independente de seu tamanho, existem áreas que precisam do “dedo no pulso” a todo momento. Entretanto, existem KPI’s (Key Perfomance Indicator ou Indicador-chave de desempenho) que são indispensáveis para qualquer área de atuação.

Um indicador muito usado por companhias é o NPS (Net Promoter Score), uma métrica responsável por mensurar a lealdade/satisfação do seu cliente. Com certeza muitos de vocês já deve ter passado por uma pesquisa “Quanto de 0 a 10 você indicaria Empresa Y para um conhecido? ”. Esse tipo de pergunta leva ao cálculo do NPS, que colocado na fórmula é responsável por dizer se os clientes são: Detratores, passiveis ou promotores da marca. Ferramenta importante para analisar a qualidade e eficácia do marketing e também dos produtos e serviços.

Outro ponto a ser medido dentro de uma empresa é a Evolução de Preço. Voltado para o setor de compras, esse indicativo coloca em gráfico a variação do preço em um determinado período de tempo, ajudando entender a sazonalidade de seus insumos de produção, fatores externos que influenciam no custo de aquisição do produto, entre outros pontos que são extremamente importantes na formação de preço e tomada de decisão. Entender a cadeia produtiva e como ela se forma é indispensável para qualquer gestor, independe do tamanho da empresa.

O custo de aquisição de clientes ou a sigla CAC, tornou-se popularmente conhecido nos últimos tempos pelas famosas Startups, mas esse indicador é usado por empresas há anos. Ele consiste em calcular o custo total de adquirir novos clientes dividido pelo número total novos clientes. Quanto menor essa razão, melhor está sendo o trabalho de aquisição de clientes da empresa.

Citei alguns indicadores entre muitos que existem e são de enorme serventia para qualquer tipo de empreendimento, independentemente de seu tamanho. Não se esqueçam! Gerenciar é bater metas e alcançar resultados, mas para isso é necessário ter controle do processo e domínio dos principais KPI’s que a sua empresa usará. Quem não mensura, não gerencia!