Comentário: O psicopedagogo não é psicólogo, não confundam!

Foto: Arquivo JR

O psicopedagogo clínico e institucional é um profissional que atua na interface entre a psicologia e a pedagogia, tendo como principal objetivo auxiliar no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Esse profissional tem a capacidade de identificar e intervir nos problemas de aprendizagem, tanto em contextos clínicos individuais quanto em instituições educacionais.

Diferentemente dos psicólogos, que têm uma abordagem mais ampla em relação ao comportamento humano, o psicopedagogo possui uma formação específica na área da aprendizagem, conhecendo as teorias e técnicas relacionadas ao desenvolvimento cognitivo e à educação. Ele utiliza diferentes instrumentos para avaliar o funcionamento cognitivo, emocional e socioeducativo do indivíduo, a fim de compreender as dificuldades de aprendizagem e propor estratégias de intervenção adequadas.

No contexto clínico, o psicopedagogo atua diretamente com o paciente, realizando atendimentos individuais, conduzindo entrevistas, aplicando testes e orientando familiares e educadores. Já no âmbito institucional, ele pode desenvolver atividades de orientação pedagógica, elaborar e implementar projetos educativos, capacitar profissionais da área da educação e realizar intervenções em grupos de alunos que apresentam dificuldades específicas.

Conforme a professora Fran Simonet, especialista em Educação Especial, com várias pós-graduações em psicopedagogia, Neuropsicopedagogia clínica, Neurociência, ABA análise do comportamento e outras na área da saúde, “O objetivo primordial da psicopedagogia é identificar as causas das dificuldades de aprendizagem, sejam elas de ordem emocional, cognitiva, social ou pedagógica, e atuar de forma preventiva e remediativa, buscando superar essas barreiras e potencializar o processo de aprendizagem do indivíduo. O psicopedagogo trabalha de forma integrada com diversos campos do conhecimento, como Psicologia, Pedagogia, Neurociências, Psicanálise e outras disciplinas afins. Dessa forma, ele tem a capacidade de compreender o aluno de forma mais abrangente, considerando suas características individuais, o contexto social em que está inserido e as questões biológicas que podem influenciar o processo de aprendizagem”.

As demandas do trabalho do psicopedagogo são diversas e variam de acordo com o contexto de atuação, seja ela, no âmbito clínico, ele pode ser procurado por pais e familiares que percebem dificuldades de aprendizagem em seus filhos, ou mesmo por adultos que enfrentam desafios na área educativa. Já nas instituições, o psicopedagogo pode ser solicitado para identificar problemas de aprendizagem em alunos, planejar atividades pedagógicas inclusivas, realizar orientações pedagógicas em colaboração com professores, entre outras demandas relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. E quem sai ganhando é o nosso aluno.

Por Professora e especialista Sandra Verônica Bereta