Comentário: O poder de expressar seus afetos

Foto: Divulgação

Fim de ano é um período intenso, cheio de emoção, um momento de reflexão.
É praticamente impossível não ficar emotivo nesse período. Por isso aproveito para falarmos sobre amar e demonstrar afeto.

Uma das melhores coisas da vida é ter pessoas especiais conosco. Por isso demonstre seus afetos. Expresse-se, diga ao amigo, amiga, esposo, esposa, irmão, pai, mae, tia, tio… Enfim permita-se mostrar seus sentimentos positivos, porque é maravilhoso amar e mais ainda se sentir amado. Ame ame muito, verbalize aos seus amados toda a grandiosidade dos seus sentimentos.

Gestos de afeto podem mudar tudo. Criar momentos indescritíveis, cheios de ternura com sensibilidade e validação.
Como criar esses momentos?
É mais simples do que podemos imaginar!
Um abraço, um elogio verdadeiro, um bilhete. “Apenas” externalizar o que sentimos para aqueles que amamos. Esse “apenas” que pode ressignificar um dia intenso de imprevistos estressores, apaziguar a amargura de uma discussão negativa, de acalentar nossos amados que possam estar enfraquecidos. Ressignifique positivamente sempre que houver essa oportunidade.
Também aproveite para elogiar. O elogio sincero e construtivo desempenha um significativo bem estar no psicológico das pessoas, nos motiva, impulsiona nossa autoestima e confiança. É muito importante recebermos validação para nossos esforços, constrói nossa sensação de valor próprio.
Construir ambientes positivos promove sentimentos de apreciação e respeito mutuo, também fortalece nossos relacionamentos.

“Acima de tudo, porém, revista-se do amor, que é o elo perfeito.” Colossenses 3:14
Essa passagem ressalta a importância do amor como algo fundamental nas relações humanas.

O psicologo Erich Fromm explora a relação entre o amor e a saúde mental. Fromm, em sua obra “A Arte de Amar”, argumenta que o amor é uma habilidade que pode ser cultivada e que desempenha um papel vital na relação e na saúde psicológica.

O amor cura e estamos aqui para amar e sermos amados. Sermos curados de todas as dores, mágoas e assim revitalizados para ir ao encontro da felicidade, plenitude.

Para esse ano de 2024 desejo muito amor a todos, que nossas escolhas diárias sejam feitas com muito carinhoso nos e com as pessoas ao nosso convívio. Que você se sinta muito amado e lembre-se sempre o quanto é importante e único.

Por: Bruna Voese Caponi

Psicologia Ulbra
Graduanda em Teologia Uninter
Filosofia Unisinos