Comentário: Franquia ou iniciar um negócio novo?

Por Giovani Alberto Prass, Fundador da Hora do Pastel e CEO da Prassfood Gestão de Ativos

Não é novidade para ninguém que a pandemia não foi só uma crise sanitária, mas também uma crise econômica que causou instabilidade e desemprego na vida de vários brasileiros. Entretanto, inúmeras ideias de negócios que estavam escondidas dentro da última gaveta do armário receberam novamente uma atenção. Junto com essa motivação de colocar em prática ser dono do seu próprio negócio, surgiu também a dúvida: “Franquia ou começar algo do zero?”. Para muitos de nós esse questionamento deve ser bem analisado, tendo em vista que o investimento feito muitas vezes é o acúmulo de uma vida inteira.

Quando se começa um negócio do zero, sem experiência, uma das principais dificuldades é encontrar uma margem de lucro satisfatória. Essa preocupação é extremamente importante, pois é a margem de lucro que vai manter o seu negócio funcionando e gerando crescimento. Essa dúvida não existe quando se opta por uma franquia, tendo em vista que a franqueadora já estipulou base de faturamento, lucro, custos fixos e diversas variáveis possíveis de acontecerem nos primeiros meses, semestres e anos.

Outro fator muito importante para ser analisado na hora de criar o plano de negócio é a captação de clientes e o estudo de concorrência. Sem clientes não existe nada além de uma ideia. Esse também é um ponto que optar por franquias facilita o caminho, pois a marca já é consolidada no mercado e a franqueadora já conta com um business plan de captação, retenção de clientes e estudo de concorrência com pontos fortes e fracos. Existem segmentos que a reputação e o conhecimento da marca é muito importante para adquirir clientes. Quem gosta de viajar já deve ter passado por uma situação que ficou entre McDonalds ou algum restaurante que não conhecia, mas acabou optando pelo hambúrguer mais famoso do mundo. Isso é a reputação funcionando.

Investimento franquia x Investimento negócio próprio é sem dúvidas uma das maiores dúvidas de todos que querem empreender. Embora inicialmente pareça ser mais barato começar um negócio próprio, muitas vezes por falta de know-how acabamos gastando mais do que o necessário. Com isso eu trago o questionamento: É melhor investir 100 mil reais em uma única parcela ou investir 200 mil reais em 20 vezes de 10 mil reais? É isso que acontece muitas vezes com quem pensa em comprar uma franquia. Por vezes o investimento inicial parece ser alto, mas precisamos levar em consideração que a assertividade da franqueadora na montagem da loja é muito maior do que nossa tentativa e erro.

Existem diversos outros questionamentos que podem ser feitos, mas sem dúvidas o mercado de franchising vem crescendo e se consolidando cada vez mais por ser uma maneira mais segura de empreender. Investir em franquias é a certeza de suporte, amparo e um mapa de um caminho que já foi trilhado e comprovado que funciona.