Comentário: Espaço Raiz: Ambiente de escuta e qualidade

“Existe um local… um espaço… onde a escuta é o melhor de mim. Onde a sensibilidade humana dá lugar a empatia e os julgamentos são descartados.

 

Um lugar onde as dores ganham voz e a as palavras ditas e não ditas compreensão. Com esta fala, a psicóloga Régia da Fonseca, apresenta o Espaço Raiz localizado na cidade de Nova Hartz. Este espaço teve seu início em meio às incertezas da epidemia mundial, contudo, vem alcançando os objetivos de sua fundadora, em promover um ambiente de escuta de qualidade.
Antes de qualquer demanda, segundo a psicóloga, o sujeito precisa ser olhado de uma forma única: Quem nos procura? Quais pessoas estão diante de nós? Para então escutar a causa do sofrimento. “Passei a sentir meus pacientes. Entendo que sentir é desmistificar o patológico ou as correntes literárias de formações, até que o sujeito fale de si mesmo e que no plano transferencial, estejamos aptos para ler o que ele fala.”
A psicóloga orienta-se pela abordagem psicanalítica e atende crianças, adolescentes e adultos.
O Espaço Raíz também conta com a psicopedagoga Francieli Moreira Baptista, especialista em Educação Especial “Psicopedagogia avalia o processo de aprendizagem humana: seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio, família, escola e sociedade no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da Psicopedagogia, atuando de forma preventiva e terapêutica, buscando compreender o processo ensino/aprendizagem e propondo alternativas que otimizem os esforços empreendidos pelos envolvidos”.
Além dos atendimentos dispostos acima, o espaço dispõe de salas para sublocação.