Comentário: “Em nome de Jesus, Amém”

Foto: Divulgação

Por Mark Stucky, Pastor da Igreja Ministério Bíblico de Sapiranga – É assim que concluímos todas as nossas orações. Mas você já parou para pensar o que essas palavras significam? Será que são palavras mágicas pelas quais exigimos algo de Deus? Será que são as palavras que devemos pronunciar para podermos mandar em Deus de forma aceitável? Claro que não. Mas, então, de onde vem esse termo?

 

A frase vem de João 14.14, passagem bíblica que registra uma afirmação maravilhosa de Jesus – “O que vocês pedirem em meu nome, eu farei.” Observe que a frase “em meu nome” é a CONDIÇÃO para a RESPOSTA “eu farei” da PETIÇÃO “o que vocês pedirem.” Porém, não basta apenas saber a origem dessas palavras, é extremamente importante entender o que significa orar em nome de Jesus.

Primeiro, orar em nome de Jesus significa que a minha oração é dependente de Cristo. É somente por meio dos méritos de Cristo que temos acesso a Deus em oração. Se eu não estou em Cristo e a Sua vida não flui em mim, a minha oração não passa do teto (Hebreus 10.19-22). Às vezes eu ouço pessoas falando o seguinte: “Mas pastor, eu não entendo… eu tenho buscado fazer tudo certo. Eu tento viver em obediência a Cristo. Eu sou fiel em ir aos cultos da igreja. Eu busco usar os meus dons para abençoar os irmãos. Eu tento ajudar os necessitados. Eu faço tudo isso! Eu não entendo porque Deus parece não responder às minhas orações!” Meu querido irmão, isso é orar baseado em seus próprios méritos. É depender de você e daquilo que você faz! Mesmo que todas as ações mencionadas são boas e devem ser feitas, isso não pode ser a base das suas orações. Chegamos à presença de Deus somente por meio dos méritos de Cristo. A nossa confiança na oração não está naquilo que fazemos e, sim, naquilo que Cristo já fez: morrendo na cruz, derramando o seu sangue por nós, abrindo o caminho para o Pai.

Segundo, orar em nome de Jesus significa que a minha oração é de acordo com Cristo. É o caráter de Cristo que deve definir as nossas orações e é a vontade de Cristo que deve direcionar as nossas orações. Se eu orar de acordo com Cristo preciso ter certeza que aquilo que estou falando realmente representa quem Cristo é e o que Ele faria. Não há segredo aqui. Você quer que suas orações sejam atendidas? Então deve orar de acordo com a vontade de Cristo. E como querer o que Cristo quer? Você precisa estar na Palavra e a Palavra precisa estar em você, como Jesus diz em João 15.7 – e como vimos no artigo anterior “Permanecer”.

Então, cada vez que você termina uma oração e diz as palavras “em nome de Jesus,” pense consigo mesmo: será que entrei na presença de Deus completamente dependente de Cristo? Será que a minha oração foi de acordo com o caráter e a vontade de Cristo? Se a resposta for “sim”, então diga “amém.”