COMENTÁRIO – Cleidi do Prado

A educação é um instrumento que possui a intencionalidade de transformar a realidade  a partir do sujeito, devendo assumir um papel motivador, promovendo a espontaneidade e a criatividade da criança, mas não deve considerar as classes populares como obstáculos sociais e políticos. Quando se fala em educação, temos que nos referir da educação infantil ao ensino superior.
É preciso que a educação permita a superação de uma carência que não é do indivíduo, mas sim cultural. Penso que a educação deveria ser a mesma para todos, infelizmente o seu sentido muda conforme a ação de cada pessoa.  
No cenário brasileiro a educação vive um conflito entre a educação formal e a educação popular, tendo em vista os fatores que estão diretamente ligados, seja pela extensão territorial, desigualdade econômica e a diversidade cultural. Encontramos escolas sem estrutura e sem formação dos professores, lamentavelmente servindo mais tarde como massa de manobra para os governantes e até mesmo para mídia.
Acredito que a nossa educação, de forma geral, terá que passar por muitos avanços e enquanto estiver presa ou amarrada às relações de poder, será manipulada de maneira que favoreça aos interesses de A ou B e não da criança que necessita da aprendizagem para poder produzir e reproduzir seus sonhos, podendo apropriar-se daquilo que desconhece.
Hoje vivemos em um município onde a educação possui uma das melhores médias (IDEB) do país. Que isso não sirva para nos acomodarmos ou retrocedermos. E sim, que possamos chegar cada vez mais próximos de uma educação que  permita a criança ser espontânea, crítica autônomo e principalmente, que ela seja capaz de permitir atitudes de solidariedade, cooperação e respeito mútuo, abandonando os seus pré-conceitos. Enfim,  a educação está sempre em constante construção.