Comentário: Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça

Assim como a fome indica a nossa necessidade de alimento e a sede indica a nossa necessidade de água, o pecado indica a nossa necessidade de justiça.

 

E assim como o alimento e a água são as necessidades mais básicas da nossa vida física, a justiça é a necessidade mais básica da nossa vida espiritual. Sempre que identificamos uma necessidade em nós, iniciamos uma busca – uma busca por satisfação! Se temos sede, buscamos água e somos saciados; se temos fome, buscamos comida e somos satisfeitos… Mas e se identificamos um vazio no coração? Ou uma inquietação em nossa alma? Por onde podemos encontrar satisfação para isso?

Caminho 1: se a satisfação vem pelos relacionamentos, então você terá fome e sede de relacionamentos. A sua vida vai girar em torno de como as pessoas lhe tratam, quem são os seus amigos e se você sente-se aceito ou não. O problema é que as pessoas não são perfeitas, então você nunca estará completamente satisfeito.

Caminho 2: se a satisfação vem pelo trabalho, então você terá fome e sede de sucesso no trabalho. A sua vida vai girar em torno de como você está avançando na carreira, do salário que ganha e da reputação que deseja ter. Ocorre que, como as outras pessoas, você não é perfeito, então nunca estará completamente satisfeito.

Caminho 3: se a satisfação vem pela diversão, então você terá fome e sede de ser entretido. A sua vida vai girar em torno de prazeres, diversões, filmes, coisas engraçadas e tudo que lhe faz sorrir. Mas sua necessidade de entretenimento vai ficando mais exigente a cada dia e nenhum entretenimento será perfeito, então você nunca estará completamente satisfeito.

Caminho 4: se a satisfação vem pela família, então você terá fome e sede de estar com a família. A sua vida vai girar em torno de eventos em família, problemas dentro da família e qualquer necessidade da família. Nenhuma família é perfeita; logo, você nunca estará completamente satisfeito.

Caminho 5: se a satisfação vem pela solidariedade, então você terá fome e sede de se identificar com outras pessoas. A sua vida vai girar em torno de pessoas, sofrimentos, injustiças no mundo e como ajudar outras pessoas a se sentirem melhores. O mundo nunca será perfeito, por mais que você aja e o ajude, então você nunca estará completamente satisfeito.

Agora, se a sua satisfação vem pelo relacionamento com um Deus justo, significa que você tem fome e sede de justiça. A sua vida gira em torno de tudo o que agrada a Deus e traz glória a Deus. Sendo Deus perfeito, então você é completamente satisfeito.

Em Mateus 5.6 Jesus diz: “Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos”, porque a única vida que satisfaz é a vida em Cristo, com a justiça que procede de Deus e se baseia na fé (Filipenses 3.7-9).

Você tem essa justiça?