Comentário: Bem-aventurados os puros de coração

Você quer ver a Deus? Você quer viver eternamente na presença de Deus? Você quer entrar no céu perfeito de Deus? Então é necessário que tenha um coração puro!

 

Em Mateus 5.8 Jesus diz: “Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.” Em princípio parece ser algo simples. Pureza de coração! Mas quem de nós pode dizer que possui um coração puro? Você já parou para pensar sobre isso? Permita-me fazer duas observações sobre as palavras acima de Jesus.

  1. Pureza é uma questão de contaminação. Se eu tivesse um copo de água, sendo 99% de água boa e 1% de veneno, você tomaria a água desse copo? Eu não! Sabe por quê? Porque a água estaria contaminada. A questão aqui não é se tem mais água boa do que veneno; a questão é se a água é pura ou não. A mesma verdade se aplica a nossas vidas. O pecado em nossas vidas é uma questão de contaminação. A partir do momento em que cometemos um único pecado não teremos mais pureza de coração. “Mas, pastor, e se eu fizer 99% de boas obras e só 1% de pecado, eu não vou poder ver a Deus?” Jesus exige que tenhamos um coração puro, então a resposta seria “Não!”. No momento em que entra um único pecado no céu, o céu não é mais o céu. Seria contaminado. Jesus é bem enfático com as suas palavras, não nos deixa dúvidas. Os nossos pecados, ainda que correspondam a apenas 1%, não podem ser encobertos por boas obras, ainda que sejam 99%. A nossa saída – ou melhor, a nossa entrada – não é pelo nosso mérito, mas apenas pelo perdão de Deus. Os nossos pecados precisam ser perdoados e lavados para que sejamos puros aos olhos de Deus. “Certo, mas como isso acontece?”
  2. Pois bem, pureza de coração também é uma questão de salvação. Precisamos de um coração regenerado! O problema do ser humano sempre foi no nível do coração e não somente no nível da ação. Começando em Gênesis 6.5, antes do dilúvio, Deus teve essa avaliação do ser humano: “O SENHOR viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.” Isso é chocante! Aos OLHOS DE DEUS, os nossos corações são contaminados. Depois do dilúvio em Gênesis 8.21, Deus continua com a mesma avaliação: “… pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância.” Do que nós precisamos é um coração novo, purificado pelo próprio Deus; e, graças a Deus, Ele prometeu exatamente isso! Em Ezequiel 36.25-26 Deus diz: “Aspergirei água pura sobre vocês e ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas… Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês.” Que promessa maravilhosa! E como podemos receber esse coração novo e regenerado? Tito 3.5-6 diz que “Ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que Ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.” O meio pelo qual recebemos um novo coração, portanto, é pela ação do Espírito Santo, mediante unicamente a fé em Jesus Cristo, nosso Salvador.

Jesus falou para Nicodemos em João 3.3 que “Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.” Você tem um coração novo dado pelo próprio Deus? Se sim, então a promessa de ver a Deus é para você.