Comentário: Bem-aventurados os misericordiosos

Infelizmente, muitos seguidores de Cristo possuem uma reputação de julgar o próximo ao invés de ter misericórdia do próximo. Jesus diz em Mateus 5.7, “Bem aventurados os misericordiosos.” Esse problema de falta de misericórdia entre os religiosos não é nada novo. Por exemplo, em Mateus 9.9-13 os fariseus (líderes religiosos do tempo de Jesus) perguntaram aos discípulos porque Jesus comia com pecadores. A resposta de Jesus foi forte! Veja o que Ele diz: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifício.’”

De alguma forma, a religiosidade (sacrifício) estava tomando o lugar daquilo que Deus realmente queria (misericórdia). Temos outro exemplo um pouco mais adiante em Mateus 23.23. Jesus diz: “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dizimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas.” Por mais incrível que pode parecer, o zelo que eles tinham por Deus estava os impedindo de agradar a Deus.

Isso me levou a fazer a seguinte pergunta para mim mesmo: será que o meu zelo pelas coisas de Deus tem me impedido de ser misericordioso? Será que eu não tenho tempo para dar aquele abraço de consolo, para me ajoelhar e orar por uma alma perdida, para escutar as dificuldades das pessoas ao meu redor, para trazer comida para alguém passando fome, para escrever uma carta ou mensagem para alguém que está no fundo do posso ou perguntar, simplesmente, como esse alguém está?

A misericórdia vê a aflição do outro, sente compaixão no coração e age sacrificialmente em favor dele. Podemos dizer que é o amor em ação. Isso é tão importante aos olhos de Deus porque é exatamente isso que ele fez por nós. Conforme Efésios 2.1-3, Deus viu a nossa aflição. Estávamos espiritualmente mortos em nossos delitos e pecados. Éramos merecedores da ira de Deus contra os nossos pecados. Mas, conforme Efésios 2.4, Deus é rico em misericórdia e teve compaixão de nós. Ele nos amou! Ele nos amou tanto que agiu sacrificiamente em nosso favor. E, por fim, Efésios 2.5 diz que Ele deu-nos vida espiritual com Cristo, permitindo a nós sermos misericordiosos.

Portanto, nós podemos ser misericordiosos com os outros porque Deus foi misericordioso conosco! Essa é a condição; mas e a nossa recompensa? Voltando para as bem aventuranças em Mateus 5, vemos que Jesus afirma que obterão misericórdia. Não necessariamente dos homens, mas sim de Deus. Salmo 23.6 afirma que: “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo sempre.” A palavra “seguirão” é a mesma palavra usada para um exército que está perseguindo outro exército.

Pense sobre isso!

A misericórdia de Deus será como um exército nos perseguindo até nos alcançar e nos dominar. Não somente obteremos misericórdia de Deus, mas somos perseguidos e conquistados pela misericórdia de Deus.

Isso já aconteceu na sua vida? Se sim, você tem “perseguido” outros com essa mesma misericórdia?