Avante, o Rio Grande precisa crescer

Região – Concluímos nesta quinta-feira (30), as votações na Assembleia Legislativa da Reforma Estrutural do RS proposta pelo Governo do Estado. Foram quatro meses de muito trabalho, debates, diálogo. Junto com minha equipe, procuramos ouvir todos os lados, ponderar todas as medidas e avaliar todos os impactos, tanto na vida do funcionalismo público quanto da sociedade gaúcha como um todo. Ao longo de todo o processo tenho dito e compartilhado que não foram votações fáceis, mas extremamente necessárias para a retomada do crescimento do Rio Grande do Sul, anseio de todos nós, gaúchos. Reitero que minha opção foi de trabalhar para aprimorar os projetos ao invés de simplesmente ser contra e correr o risco de ver aprovada a proposta original. Não cruzamos os braços. Trabalhamos dias e noites para apontar uma série de alterações para minimizar o impacto das medidas, acatadas na integralidade pelo governo, e conseguimos avanços importantes.

A Assembleia Legislativa também deu exemplo de responsabilidade e de compromisso com o combate ao déficit orçamentário, entregando simbolicamente ao governador Eduardo Leite a quantia de R$ 148,9 milhões, oriundos do orçamento do Legislativo, que foram economizados em 2019.

Tenho a convicção de que com a histórica aprovação da Reforma e uma série de medidas paralelas que vem sendo adotadas pelo Estado, como a modernização da estrutura de arrecadação tributária para aumentar as receitas (programa Receita 2030), revisão do impacto econômico dos benefícios fiscais, postura proativa nas questões federativas, controle permanente das despesas correntes, adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, entre outras, em breve conseguiremos o equilíbrio fiscal e a retomada do crescimento econômico.

Estarei atenta, fiscalizando, propondo e cobrando ações para que o possamos voltar a ter orgulho de sermos gaúchos. Queremos um Estado justo, com saúde, infraestrutura, segurança, educação, com geração de emprego e renda. Este foi o primeiro passo. Agora é trabalhar para o Rio Grande crescer!