SENAC Novo Hamburgo

SENAC Novo Hamburgo

  •   
  •  

Por Nicole Roth


Uma menina de 12 anos, cuja família acabou de ser assassinada, passa a conviver com seu vizinho, um assassino profissional, virando sua protegida e aprendiz, procurando vingar o assassinato do irmão mais novo, que nada tinha a ver com os negócios obscuros da família. Ao assistir O Profissional, não há dúvidas de que apenas um diretor como Luc Besson seria capaz de transformar tal premissa em um filme que é recheado de ação e é ao mesmo tempo sensível, alternando cenas que não deixam de ser engraçadas com momentos de alta tensão.

Guilherme Pilger

O diretor francês, já naquela época, tinha um bem-sucedido histórico ao lidar com mulheres no cinema, e em O Profissional, Luc Besson aperfeiçoa seu retrato da personagem feminina ainda mais, trazendo Natalie Portman, então com 11 anos de idade, em seu primeiro papel nos cinemas como Mathilda, filha de um traficante de drogas que se envolve com o policial corrupto errado, custando a vida da família inteira – menos a da menina.

O Profissional foi filmado como o “projeto alternativo” de Besson – as filmagens de O Quinto Elemento, longa que ele estava dirigindo então, sofreram atraso devido à agenda do astro Bruce Willis e, para não ter de dispensar a equipe de filmagem, o diretor escreveu um novo script em 30 dias. O “projeto alternativo” de Besson é infinitamente superior ao que na época era seu filme principal. Grande parte desse sucesso é, sem dúvida, resultado das ótimas atuações colhidas por Besson em O Profissional. A atuação de Gary Oldman, que também está no elenco de O Quinto Elemento, é uma delas.

Em uma de suas melhores performances, Gary Oldman dá vida ao policial corrupto com quem o pai de Mathilda se envolve, que é responsável pela morte da família. Oldman é trejeitos, caras e bocas e, especialmente, muito vocal durante o filme – a icônica cena em que ele grita clamando por todos os policiais foi na verdade um improviso do ator, que havia filmado as tomadas anteriores entregando a fala em um tom de voz normal. Outro improviso impagável do ator pode ser visto na cena em que ele interroga – e decididamente intimida – o pai de Mathilda. A proximidade física de Oldman em relação ao outro ator foi um toque pessoal do intérprete.

Não é possível falar de atuações magistrais em O Profissional sem mencionar Jean Reno, que interpreta o assassino profissional que dá título ao filme. Assim como Gary Oldman, Reno deu um toque pessoal ao seu personagem: a decisão de torná-lo um homem um pouco “devagar” e um tanto sensível foi do ator, que sentiu que assim o público não veria o personagem como um homem capaz de machucar uma criança de 12 anos. Como resultado, Leon, o assassino, é um homem por vezes mais ingênuo que Mathilda, e, surpreendentemente, amável.

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse