Trabalhadores agora podem receber extratos de saldo do FGTS em seus celulares

Consultas | O trabalhador que aderir ao serviço recebe duas mensagens por mês

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é o benefício que garante o sono de muitos trabalhadores do país. O fundo, que protege o trabalhador que for demitido sem justa causa, é composto por depósitos mensais feitos na Caixa Econômica Federal por seus empregadores – o valor do depósito deve corresponder a 8% do salário do funcionário – e pode ser consultado mensalmente pelos cidadãos.

Primeiramente, o trabalhador pode fazer a consulta do seu FGTS pela internet, no site da Caixa, seja pelo computador, smartphone ou tablet, ou ainda receber o extrato com os últimos lançamentos por email. Para ter acesso à consulta, basta ativar a opção no site da Caixa, preenchendo um cadastro no qual o endereço de email do trabalhador é informado.

A mais recente forma de consulta, porém, é por SMS: o cidadão recebe duas mensagens por mês, a primeira informando sobre o recolhimento regular do FGTS e a segunda sobre o crédito de Juros e Atualização Monetária (JAM). É importante notar que, ao ativar o serviço de consulta via SMS, o trabalhador automaticamente deixará de receber o extrato bimestral do FGTS pelos correios. Veja abaixo como aderir ao serviço.

Veja como cadastrar seu celular

Para evitar surpresas – sejam elas agradáveis ou não -, agora o trabalhador tem a opção de consultar o saldo e extrato completo do seu FGTS pelo celular. O serviço funciona através de envios de SMS, por isso é necessário que o trabalhador cadastre seu número de celular na página específica do FGTS, no site da Caixa Econômica Federal.

O cadastro é feito no próprio site, seguindo alguns passos. O primeiro deles é a identificação: o trabalhador informa seu Número de Identificação Social (NIS), além de fornecer a senha do Cartão Cidadão (cartão emitido pela Caixa, que permite ao cidadão consultar informações sobre FGTS e Quotas do PIS, que pode ser solicitado gratuitamente ao banco), para então criar sua senha para uso na internet. Após fazer o login com a senha recém criada, o usuário deve verificar as informações solicitadas pelo site e, após, clicar em “Serviços no Celular” para cadastrar o número de celular no qual deseja fazer as consultas, sem esquecer de informar o DDD da área.

Após confirmar os dados, é só informar o número do CPF e clicar em “continuar”. Em seguida, o usuário receberá via SMS a confirmação da adesão ao serviço.