Jed_Comunicação Anúncio Site JR_PoupeCredi_2
Jed_Comunicação Anúncio Site JR_PoupeCredi_1

Software de gestão | E-cidade integra informações de vários setores da Prefeitura

O papel da informática na gestão do município de Sapiranga está ganhando cada vez mais reconhecimento. O Portal da Transparência utilizado pela Administração Municipal recebeu a nota máxima do Ranking Nacional dos Portais da Transparência, divulgado pelo Ministério Público Federal no ano passado. Na última semana, foi a vez do sistema do software de gestão municipal ter seu destaque.

No dia 6 de junho, a prefeita Corinha Molling recebeu representantes da Prefeitura de Ariquemes, do Estado de Rondônia, no norte do País, que vieram conhecer o sistema do software de gestão municipal, o e-cidade, utilizado pela Administração. O analista de Tecnologia da Informação (TI) Fabio Milani e o contabilista Vagner Deltrino, da Prefeitura de Ariquemes, conversaram com a prefeita e com o diretor do Departamento de TI da Prefeitura de Sapiranga, Everaldo Alves Mariano, e o vice-diretor Cainã Silva da Costa.

O departamento de TI sapiranguense mostrou como funciona a utilização do software de gestão e-cidade, que recebeu elogios dos servidores públicos rondonienses. A ideia é implantar o mesmo modelo na cidade de Ariquemes, uma das maiores do Estado de Rondônia, com população de 105 mil habitantes.

Integração de informações facilita a gestão da Prefeitura Municipal

Conforme o diretor do Departamento de TI da Prefeitura de Sapiranga, Everaldo Alves Mariano, o e-cidade é o principal software da Administração Municipal. “O departamento de RH, a Fazenda, a Contabilidade, o setor tributário, a tesouraria, compras, licitações, patrimônio, dentre outros módulos, têm seus dados lá”, conta Everaldo. “Temos essa solução há alguns anos já. Por que o e-cidade? Por ser um software livre, em que você não adquire uma caixinha com o produto, mas contrata uma empresa pra prestar suporte e, se amanhã ou depois essa empresa deixar de existir, técnicos de TI podem administrar o software – claro, há uma curva de aprendizado aí, lógico”, esclarece o diretor.

“O software livre tem essa característica, de não ter dono. O free de software free não é de ‘grátis’, é de ‘liberdade’, ou seja, se contrata uma empresa pra instalar e ensinar o software para nós, mas é possível mudar o código fonte quando necessário. Em qualquer momento o usuário pode solicitar mudanças no código fonte, de acordo com as necessidades”, explica.

Conforme o diretor do Departamento de TI, o sistema é todo integrado, de forma que é possível acompanhar uma compra desde o momento da licitação até quando o bem é patrimoniado. “Durante a visita, nossos amigos do Norte também ficaram interessados em outra questão, no nosso Portal da Transparência, que recebeu nota 10 ano passado. Parte dele foi desenvolvido pelo Departamento de TI e parte dos dados são oriundos do e-cidade, diversas questões presentes nos menus, como as despesas e receitas, remetem o usuário para o e-cidade. Dessa forma, a gente não precisa reinventar a roda toda vez que precisa de algo novo, é só integrar as soluções que temos”, considera Everaldo.

Crédito da foto: Prefeitura de Sapiranga

anuncio-delicia-728-90
anuncio-delicia-728-90

Identificados os responsáveis por homicídio em ...

Polícia

Reboque se desprende de veículo e atinge três m...

Geral

Horário de visitação no Morro Ferrabraz passa p...

Geral
Delícia Padaria e Confeitaria
Delícia Padaria e Confeitaria

23º Bebê do Ano: Voto Popular através do site do Jornal Repercussão é nesta q...

Entretenimento

Representante dos skatistas elogia pista bowl e Sapiranga prepara para novemb...

Entretenimento

Campo Bom oferecerá palestra gratuita sobre E-C...

Geral

Motorista fica preso às ferragens após capotame...

Geral

Homem é preso após matar mulher a facadas em No...

Polícia
Delícia Padaria e Confeitaria
Delícia Padaria e Confeitaria

Feirão do Brás descumpre ordem judicial em Sapiranga e é lacrado por Prefeitura

Dia a dia

Após pedalada de 487km, sapiranguenses chegam em Itapiranga (SC)

Esporte

anuncio-delicia-728-90
anuncio-delicia-728-90