Smartphone é o principal meio de acesso à internet para os brasileiros, diz o IBGE

Em 80% das residências | Tendência foi verificada em 21 estados e no Distrito Federal

Conforme pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última semana, os smartphones ultrapassaram os computadores como principal aparelho utilizado pelos brasileiros para se conectar à internet. Os dados são da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2014.

Até 2013, o dispositivo preferido dos brasileiros para acessar a rede eram os computadores. Mas, em 2014 esses aparelhos, mesmo estando presente em 76,6% dos lares, caíram para a segunda colocação. Celulares e tablets são responsáveis pelo acesso à internet de 80% das residências brasileiras. Para esse critério, o Instituto inclui na conta todos os aparelhos de uma residência para se conectar à internet. Assim, a soma total das porcentagens parciais ultrapassa os 100%.

O número de residências, em 2014, que usavam só celular ou tablet já superou a quantidade das que tinham apenas PCs para se conectar à internet. Em 2013, os computadores eram responsáveis exclusivos por conexões em 42,4% das casas, enquanto celulares ou tablets respondiam pelo acesso em 11,5% do total.

Em 21 estados e no Distrito Federal, essa tendência se comprovou. Estão entre eles os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Espírito Santo. Já nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os acessos pelo PCs continuam na frente.

Juventude ressalta importância do Wi fi

Apesar de que o Rio Grande do Sul ficou na categoria de estados onde o PC ainda é o principal aparelho para acessar a Internet, muitos sapiranguenses seguem a tendência nacional. Um deles é Vagner Mauricio, de 20 anos. “Uso bastante a internet no celular, muito mais do que em casa, em um computador. Acesso principalmente Facebook, WhatsApp, redes sociais. É mais prático, não precisa levar notebook ou computador a todos os lugares”. Jovens como Ivan Camargo, de 18 anos, e Mateus Souza, de 15 anos, concordam. “Uso muito mais o celular, é mais prático e hoje em dia temos o wi-fi liberado em vários estabelecimentos”, comenta Ivan.

Crédito da foto: Divulgação