Sapiranguense cria site que guia ciclistas e turistas pela região do Morro do Ferrabraz

Guia virtual | Rotas do Ferrabraz traz também dados sobre hotéis e restaurantes locais

Há muitas maneiras de utilizar as ferramentas que a tecnologia atual nos apresenta – ela pode ser usada para unir pessoas, passar conhecimento ou experiências. O sapiranguense Marcelo Boes encontrou uma maneira de contribuir para o turismo da cidade: ele é o criador do Rotas do Ferrabraz (www.rotasdoferrabraz.com.br), um site que traz uma rota de 130 quilômetros, que passa por pontos turísticos de oito cidades nos arredores do Morro Ferrabraz, um guia para quem gosta de aventura e de conhecer novas paisagens.

Organizada em estradas, possibilitando seguir o trajeto de bicicleta, caminhando, de moto ou de carro, a trilha se divide em três partes que podem ser feitas separadamente. Quem decide trilhar as rotas do Ferrabraz tem a chance de conhecer pontos turísticos das cidades de Sapiranga, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, São José do Herval, Igrejinha, Nova Hartz e Araricá. O site criado pelo empresário conta com uma descrição e histórico de cada município da região, além de notícias sobre esporte e turismo.

“O Rotas do Ferrabraz é um guia virtual cicloturístico, que visa incentivar a prática de esportes de aventura, principalmente o Mountain Bike. Mas muito mais do que isso, este guia tem o intuito de fomentar, através da prática esportiva, o turismo nas cidades e localidades ao longo do Vale do Sinos e Vale do Paranhana”, explicou Boes.

Site possibilita que o usuário baixa mapas

O guia virtual pode ser utilizado em várias plataformas, principalmente em smartphones, através de aplicativos que facilitam a utilização pelos usuários, inclusive enquanto eles estiverem em movimento. É possível baixar os mapas e conferir informações sobre os pontos turísticos das cidades que fazem parte da rota antes e durante o trajeto.

Serviços como hotéis e campings são citados

O site criado pelo empresário Marcelo Boes não funciona apenas como um indicador de trilhas e rotas para os ciclistas e praticantes de Mountain Bike. A página traz mapas, fotos e informações sobre serviços como restaurantes, campings e balneários por onde os trajetos passam, além de pousadas, hotéis, oficinas de bicicleta e serviços de saúde.

Fomentando o esporte e o turismo da região

Segundo Boes, o site “aplica a tecnologia para fomentar o esporte e o turismo na região”, além de auxiliar os praticantes de trilhas e ecoturismo. Este, segundo ele, é o principal objetivo do Rotas do Ferrabraz, que traz o morro símbolo de Sapiranga como uma homenagem ao município e pela importância do local em modalidades como o Mountain Bike e o Downhill.