Projetos de inovação serão incubados em Sapiranga

Foto: Reprodução/Prefeitura de Sapiranga

Sapiranga – A segunda edição do Pitch Night Sapiranga aconteceu no mês de fevereiro. O evento ocorreu em parceria entre o município e a Universidade Feevale, que atrai empreendedores para a Incubadora Tecnológica da universidade, em Sapiranga. Cinco projetos participaram da apresentação aos avaliadores na primeira etapa do processo e dois já foram selecionados: Visuall e o Haollies.

O Visuall é um projeto do bacharel em Ciência da Computação Daniel da Silva e da bacharel em Moda, Raquel da Silva. O trabalho busca confeccionar roupas com adaptações para facilitar os deficientes visuais a se vestirem com o auxílio da tecnologia NFC, Comunicação por campo de proximidade, ou near-field communication, semelhante ao usado em pagamentos por aproximação. A pessoa com limitação visual vai utilizar o smartphone para obter informações sobre a roupa como a cor, tipo, corte, tecido e poder se vestir sem auxílio. O foco é para deficientes visuais, mas as coleções poderão ser utilizadas por qualquer pessoa, podendo auxiliar também outros tipos de deficiência.

Os idealizadores já estão participando das reuniões com a equipe de pré-incubação. “A questão dos assessores que têm nos ajudado bastante com certeza ajuda muito. Ver tantos profissionais envolvidos, acompanhando a cada detalhe, dando ideias, fazendo de tudo pro negócio progredir o quanto antes, então com certeza está sendo uma baita oportunidade”, comenta o empreendedor Daniel da Silva.

Outra ideia inovadora que foi selecionada a partir da apresentação para a banca avaliadora do Pitch Night Sapiranga foi o Haollies, uma plataforma com foco no turismo. O objetivo é conectar viajantes a moradores do seu local de destino. Por exemplo, o turista entra na plataforma e pesquisa uma cidade. Lá, há uma lista de moradores que estão cadastrados na plataforma pra auxiliar os viajantes. Com base na agenda disponível que o morador deixou dentro da plataforma, é possível programar um dia e um horário para o viajante conversar com ele e tirar dúvidas, através de vídeo chamada.

Essa plataforma proporciona uma relação mais informal e também de confiança. Os turistas vão poder pegar dicas com pessoas que vivem a realidade de cada local e também descobrir atrativos menos publicizados.
A plataforma está na fase final de desenvolvimento. “Estamos, agora, fazendo a pré-incubação junto com a Feevale, com as consultorias semanalmente. A gente fala na área de mercado e capital, na área de gestão e tecnologia e na área de empreendedorismo, para que a gente possa finalizar e conseguir botar para rodar nas próximas semanas”, revela o publicitário Leonardo Lima, idealizador do Haollies.

Os dois trabalhos participam atualmente do convênio com a unidade local do Feevale Techpark e serão incubados no Centro de Inovação de Sapiranga, que deve ser inaugurado em breve. Além de gerar oportunidades de negócios, ações como o Pitch Night servem para diversificar o mercado. “Esse é um movimento que tem observado a necessidade de estar investindo não só nas indústrias coureiro-calçadistas que são, nesse momento, nosso carro-chefe, mas também representa o olhar sobre inovação, tecnologia e preparando com isso as novas empresas para os próximos anos. O Pitch Night é uma ferramenta fundamental para esse processo”, destaca o secretário de Indústria, Comércio e Tecnologia, José Della Santos.

Por Prefeitura de Sapiranga