Placas fotovoltaicas são alternativa para geração de energia elétrica na região

Investimento | AES Sul tem 117 clientes que utilizam as placas para geração de energia

Nos tempos atuais, vale de tudo para economizar, principalmente quando falamos em gastos com energia elétrica. Um dos investimentos a longo prazo que vem se popularizando é a instalação de placas fotovoltaicas, que geram energia elétrica a partir do sol. A AES Sul já regularizou e conectou 117 clientes que instalaram as placas.

Um deles é Dilson Alberto Beier, advogado e morador de Sapiranga. Como a maioria dos clientes da AES Sul, suas placas estão instaladas em sua residência. Dilson tem 19 placas fotovoltaicas instaladas e tem intenção de expandir esses números. “Fiz esse investimento justamente pela economia. O sistema das placas tem garantia de 25 anos de produção de energia. Daqui a seis anos, toda a energia que eu produzir, não irá me custar nada”, explica o advogado.

Em janeiro de 2015, Dilson contratou os serviços da empresa Solar Energy, de Curitiba, para adquirir as placas. Após passarem por processo de importação, elas chegaram em junho do ano passado. “Porém, a AES Sul só foi efetivar a ligação da energia em dezembro de 2015. Fiquei seis meses gerando energia sem receber nada. Na época, ocorreram aquelas chuvas fortes na região e alegaram que não havia pessoal para fazer a ligação”, ele comenta. Nos dois meses em que está com as placas regularizadas, Dilson já economizou cerca de R$ 800,00 reais, pagando apenas a taxa de consumo mínimo.

Crédito da foto: Dilson Beier

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664