Parceria entre setor de TI e Secretaria de Obras qualifica serviços em Sapiranga

Sisobras | Departamento de TI desenvolveu sistema para a Secretaria de Obras

Não são poucas as demandas recebidas, semanalmente, pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos de Sapiranga. Para auxiliar a organizar todas as solicitações de consertos e ações pontuais recebidas pela Secretaria, o Departamento de TI do município criou uma ferramenta online para registrar e acompanhar todos os pedidos. Chamado pelo Departamento de Sisobras, o sistema já está em sua versão 2.2 e segue sendo aprimorado de acordo com as necessidades que vão surgindo.

O Sisobras, que por enquanto permanece sendo uma ferramenta interna para uso da Secretaria, permite que a solicitação seja acompanhada, desde o momento em que o pedido é feito, até que a demanda seja atendida. Quando um cidadão liga para a Secretaria de Obras para solicitar algum conserto, seu pedido é registrado já nesse momento no Sisobras, e entra na lista de ações a serem executadas pela Secretaria. Além de atribuir uma equipe – de troca de lâmpadas, roçada ou outra, dependendo da natureza do chamado -, a Secretaria de Obras pode também atribuir uma prioridade para a demanda. Assim, a Secretaria tem mais organização e agilidade na hora de atender aos pedidos da população sapiranguense.

Solução sempre em desenvolvimento

– “Para nós, o novo sistema é muito bom, pois as demandas já ficam separadas por atividade. E também, no final da tarde, podemos ter uma lista das demandas que entraram naquele dia”, comenta o secretário de Obras, Eduardo Freese.

– “Essa demanda da Secretaria de Obras surgiu no final de 2016, quando foi detectada a necessidade de criar uma sistemática de trabalho, devido ao grande número de solicitações que entram no dia a dia. Em um primeiro momento, o que o Departamento de TI da Administração fez foi exatamente isso: criar a sistemática de trabalho, com fluxo, pra que eles pudessem registrar os pedidos. Acho que usavam um arquivo texto, uma planilha, e então começamos a qualificar a distribuição dessas tarefas”, lembra Everaldo Alves Mariano, diretor do Departamento de TI. “Enquanto isso, o Departamento de TI desenvolveu em paralelo uma ferramenta mais funcional para agilizar as atividades da Secretaria, o Sisobras, que continua em desenvolvimento, a partir das experiências que vamos coletando, das necessidades da Secretaria de Obras e dentro dos nossos conhecimentos, vamos construindo em conjunto essa ferramenta”, conta. Por ser desenvolvido em software livre, é sempre possível fazer alterações no Sisobras.

– “Tecnicamente, é uma solução simples, mas que trouxe uma ferramenta de gerenciamento fantástica para a Secretaria de Obras”, considera Everaldo, que não descarta a possibilidade de, no futuro, abrir a ferramenta para uso público. “Temos essa intenção”, comenta.