Lista de classificados para a 3ª Femint é divulgada pela Prefeitura de Sapiranga

3ª edição | 34 trabalhos da Mostra de Educação Infantil e 80 de Ensino Médio e Fundamental

Está chegando a hora. De 13 a 15 de setembro, Sapiranga terá sua terceira edição da Femint – Feira Municipal Integrada de Sapiranga – Ciência, Tecnologia e Conhecimento. Na última semana, a Prefeitura divulgou os trabalhos que irão participar desta edição da Feira: serão 34 trabalhos para a Mostra da Educação Infantil (no dia 13) e outros 80 trabalhos do Ensino Fundamental e Médio para a mostra principal nos dias 14 e 15. A listagem está sendo divulgada no site da Prefeitura (http://www.sapiranga.rs.gov.br) e no endereço da Femint na Internet (femint.sapiranga.rs.gov.br).

Criada pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto para reunir os trabalhos de ciência, tecnologia e conhecimento dos alunos das escolas de todo o Município, tanto da rede pública quanto da particular, a feira teve neste ano 202 trabalhos inscritos. Na Rede Municipal foi realizada nos dias 11 e 12 de agosto a Etapa Escolar da Femint, com exposição, avaliação e escolha dos trabalhos concorrentes. No dia do credenciamento dos trabalhos, tanto os trabalhos da Educação Infantil como os do Ensino Fundamental e Médio deverão entregar um Termo de Responsabilidade, Convivência e Publicidade preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis.

Rampa de cadeirantes feita de garrafas PET

Um dos classificados é o “Um novo meio de acessibilidade: rampa de cadeirantes feita de garrafas PET”, da EMEF Pastor Rodolfo Saenger. “Os alunos estão o desenvolvendo desde o ano passado, participaram até da Feira de Aplicação da Feevale, trabalhando a questão ambiental e da acessibilidade”, disse a coordenadora Marcele Fernandes.

Carregador portátil à luz solar

Da EMEF Maria Emília de Paula, o projeto “Carregador Portátil à Luz Solar” foi selecionado. “O objetivo era criar um carregador que não dependesse de energia elétrica, para quem não tem acesso ou quando falta energia. Montaram uma placa, com ajuda de um dos pais, e a placa carrega com o sol e vai passando energia”, diz a diretora Vera Padilha.

Educação Infantil na Feira

Nesta terceira edição, a Femint traz uma novidade: a Mostra de Trabalhos da Educação Infantil, com 34 projetos de alunos das turmas de Jardim Nível A e B, que será apresentada no dia 13. “A ideia é mostrar que o processo de investigação e envolvimento desses alunos no meio científico está diretamente ligado ao cotidiano vivenciado nas escolas, de forma lúdica e natural”, destaca Maurício Costa Cabreira, supervisor pedagógico da Secretaria de Educação e integrante da coordenação da mostra. A Mostra da Educação Infantil terá o credenciamento das escolas pela manhã, com a exposição funcionando à tarde, das 13h30 às 16h30.

Na exposição do Ensino Fundamental e Médio, trabalhos concorrem a a medalhas e troféus para os primeiros colocados em cada categoria, além de vagas para participação na Feciti do IFSul – Câmpus Sapiranga, na Mostratec Júnior, 0da Fundação Liberato e na Febrace, da Universidade de São Paulo (USP).