Cresce o uso regular de smartphones entre adultos no mundo, diz pesquisa

Uso exacerbado | Redes sociais e aplicativos de mensagens entre os mais usados

Uma pesquisa realizada pelo Flurry Analitics, do Yahoo, constatou que no último ano o número de dispositivos inteligentes no mundo cresceu de 1,3 para 1,8 bilhões, um aumento de 38%. No período, o número de usuários regulares, que usam os apps entre uma e 16 vezes por dia, foi de 784 milhões para 985 milhões, um aumento de 38%. Usuários super, que acessam os aplicativos entre 16 e 60 vezes por dia passou de 440 milhões para 590 milhões, elevação de 34%. Os considerados viciados, pessoas que usam os aplicativos no celular mais de 60 vezes por dia, cresceram 59%, atingindo 280 milhões de pessoas.

Se fosse um país, a população de viciados representaria a 4ª nação mais populosa do mundo, ultrapassando o Brasil e ficando atrás apenas da China, da Índia e dos Estados Unidos.

Aplicativos de mensagens e redes sociais são os preferidos do grupo de usuários viciados em smartphones. Segundo a pesquisa, o grupo chega a usar os apps de mensagens 6,5 vezes mais do que um usuário médio. Em segundo lugar aparecem os jogos e aplicativos de mídia, entretenimento e notícias.

Utilitários e apps de produtividade também tiveram alta na utilização no último ano, o que pode indicar que o smartphone está sendo utilizado como único dispositivo de computação, desempenhando também as funções do PC.

O que os viciados fazem?

O estudo ainda catalogou quais são os apps mais utilizados por aqueles que são considerados como viciados em smartphone. Em primeiro lugar, serviços de troca de mensagens e redes sociais. Logo abaixo, utilidade e produtividade. Quase com a metade da pontuação (só que ainda bem alto), estão games, apps de finanças (a maior surpresa na categoria) e, por último, noticiários e revistas.