Consumidores procuram pouco TVs do tipo 3D e 4k nas lojas de varejo da região

Diferença | Saiba como distinguir os diferentes modelos de TVs disponíveis

Se você comprou uma TV Full HD recentemente e acha que tem a última tecnologia em termos de qualidade de imagem em sua casa, está enganado. Existem TVs com resolução superior ao Full HD (1920 x 1080 pixels), contendo quatro vezes mais pixels na tela. Tais aparelhos são as TVs “Ultra-High-Definition”, ou simplesmente 4K. Mas você sabe o que isso significa e o que muda em termos de qualidade de imagem?

O Ultra HD (4K) é a tecnologia que garante telas com resolução de 3840 x 2160 pixels, totalizando 8.294.400 pixels no painel da TV. O Full HD, por exemplo, tem um total de 2.073.600 pixels. Ou seja, uma TV 4K tem exatamente quatro vezes mais pixels do que uma TV Full HD. Com isso, torna-se ainda mais difícil perceber os pontos formadores de imagem (pixels) na tela.

Na prática, as imagens ficam mais nítidas, brilhantes e com melhor variação de cores. A imagem de uma pessoa, por exemplo, mesmo não sendo capturada de perto, mostra detalhes da pele, cabelos e roupa, difíceis de serem notados em uma TV com resolução comum. Em transmissões de partidas de futebol, até o gramado ganha em riqueza de detalhes.

Apesar da expectativa dos fabricantes, a popularização dessa tecnologia é lenta. A reprodução de conteúdos em resolução 4K exige equipamentos específicos e caros, como câmeras, filmadoras e projetores.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664