Campo-bonenses criam grupo de WhatsApp para ajudar na segurança de bairro

A favor do bem | Aplicativo reúne moradores do Loteamento Blummenburg

Campo Bom – Os moradores do Loteamento Blummenburg, no bairro Imigrante Norte, criaram um grupo no aplicativo WhatsApp para monitorar atitudes suspeitas nas ruas do bairro. Devido aos constantes episódios de arrombamentos, furtos e roubos contra residências e moradores, a comunidade do bairro colocou em prática a ideia com a intenção de trocar informações e repassar à polícia movimentações criminosas no loteamento.

Organizador do grupo e morador do bairro, Emiliano Borba, explica que através do grupo de WhatsApp é possível monitorar todas as atitudes suspeitas e avisar uns aos outros sobre qualquer situação de risco. “Tivemos caso de passar a informação de roubo para a Brigada Militar, no momento em que a ação criminosa estava ocorrendo. Nosso maior objetivo com o grupo de WhatsApp é a segurança do bairro e dos vizinhos, por isso criamos a ferramenta”, conta o morador.

Com a crise na segurança no Estado, algumas comunidades têm buscado soluções através de grupos em redes sociais para se unir contra a criminalidade em suas vizinhanças.

Em sintonia com a Brigada Militar

A Brigada Militar explica que esses coletivos trabalham integrados com as forças policiais. Qualquer atitude suspeita, ou roubo na vizinhança, é colocado no grupo e debatido pelos moradores. Eles funcionam como olhos onde a Brigada Militar nem sempre consegue ver ou estar. Com a falta de efetivo da Brigada Militar, a interação dos moradores com a polícia ajuda na identificação de bandidos e no combate à criminalidade nesses bairros.