Aplicativo do SEBRAE busca auxiliar nas finanças dos microempreendedores

Qipu | Aplicativo é gratuito e está disponível para iOS, Android e Windows Phone

Ter um negócio próprio é o sonho de muita gente. Mas são muitas as responsabilidades que fazem parte do dia-a-dia dos empreendedores. Buscando justamente facilitar a vida dos microempreendedores individuais (MEI) do Brasil, o Sebrae e o Buscapé Company fizeram uma parceria para lançar o Qipu, aplicativo gratuito que promete auxiliar as microempresas a controlar suas obrigações e finanças. O app está disponível para Android, iOS e Windows Phone, através do site http://www.qipu.com.br/., onde o usuário pode se cadastrar através de um endereço de e-mail, da sua conta no Google ou ainda usando a conta do Facebook.

O aplicativo possui mais de 40 notificações inteligentes, como lembretes sobre o pagamento do DAS-MEI, para fazer entrega da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do direito a benefícios previdenciários (salário maternidade, aposentadoria etc). Uma das funções mais úteis do Qipu é a possibilidade de controlar as despesas da microempresa através dele, já que o MEI pode lançar todas as despesas do dia-a-dia no app, para fazer um balanço das finanças.

Somando as cidades de Araricá (182), Campo Bom (1.903), Nova Hartz (406) e Sapiranga (1.957), a região conta com 4.448 microempreendedores individuais (MEI). A nível nacional, os MEI representam um total de mais de 5 milhões de empreeendedores.

Auxílio aos novos empreeendedores

Para Silvana Henrique, diretora responsável pelo atendimento ao MEI, na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Sapiranga, o aplicativo veio em boa hora. “Estou repassando ele a todos clientes que estão abrindo o MEI. O Sebrae nos repassou uns folders e estamos distribuindo. “ De acordo com Silvana, a novidade é bem recebida. “Eles ficam bem curiosos. Espero que ajude, pois alguns têm muitas dúvidas.” Ela nota ainda que, no mês de agosto, foram abertos 28 MEI’s em Sapiranga.