Alunos dos cursos de Tecnologia da Informação da Faccat agora têm robôs em sala de aula

Ensino diferenciado | Robôs programáveis auxiliam no entendimento das disciplinas

As aulas de programação dos cursos de Tecnologia de Informação (Sistemas de Informação, Sistemas para Internet e Jogos Digitais) das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) contam com novidades em 2016. Neste primeiro semestre, os acadêmicos podem contar com o uso de robôs programáveis em algumas disciplinas e já estão realizando trabalhos práticos com kits de robótica recentemente adquiridos. ​

O coordenador dos cursos de TI, Marcelo Azambuja, diz que essa iniciativa, voltada para facilitar o aprendizado dos acadêmicos, permite que os robôs possam ser totalmente programados através de uma linguagem específica. “Os alunos recebem as instruções sobre o funcionamento dessa linguagem e quais orientações de lógica de programação podem ser usadas para que o robô faça os movimentos e execute as tarefas desejadas pelos grupos de acadêmicos”.

A professora das disciplinas iniciais de programação, Flávia Carvalho, explica os objetivos e desafios a serem atingidos pelos robôs aos alunos que, em grupos, implementam a programação em um software específico que será transferido para a placa computadorizada do robô. “Após essa transferência, o robô executa as instruções recebidas. Se a sequência lógica programada pelos acadêmicos estiver correta, o robô cumprirá o objetivo planejado”.

Foto: Imprensa/Faccat

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664