Alunos do Duque participam de tradicional evento de tecnologia no Uruguai

Experiência | Encontro GeneXus acontece há 25 anos em Montevidéu

Entre os dias 28 e 30 de setembro, seis alunos do Curso Técnico de Informática do Instituto Sinodal de Sapiranga – o Duque – participaram do 25º GeneXus, o Encuentro Internacional GeneXus, realizado em Montevidéu, no Uruguai. Durante os três dias do Encontro, os alunos, acompanhados do coordenador do curso, Mauro Oliveira, conferiram palestras de representantes de empresas como Microsoft, IBM e Google. A viagem foi realizada em parceria com a Instituição Evangélica de Novo Hamburgo, outra instituição de ensino da Rede Sinodal da região.

Conforme o coordenador, a experiência contribuiu para a qualificação profissional dos alunos. “Foi uma forma de nos atualizarmos a respeito da tecnologia, de abrir nossos horizontes, sair um pouco do ‘nosso mundo’ e verificar em que as outras empresas estão trabalhando e desenvolvendo na área para tecnologia e o que pode ser trazido para sala de aula”, comenta Mauro. Além disso, os participantes tiveram outro desafio: o evento, que é realizado de forma gratuita pela GeneXus, é todo em espanhol. “Alguns palestrantes falavam mais rápido do que os outros, mas acabamos treinando um pouco a língua e conseguimos nos virar”, conta. Conforme Mauro, esta foi a primeira atividade internacional do curso – mas, devido à experiência positiva no Uruguai, novas viagens devem ocorrer.

Evento recebeu 3.300 participantes

Os alunos Douglas Flesch, Guilherme Oliveira, Kauê da Silva Felber, Vinícius Dallabrida, Thiago Dorscheid e Gabriel Marques participaram do evento, que ocorre há 25 anos em Montevidéu, junto do coordenador Mauro Oliveira. Esta edição contou com 3.300 participantes, de 30 países. A GeneXus é uma empresa de programação, que desenvolve softwares e conta com filiais em 45 países da Ásia, Europa e das Américas, além de filiais no Brasil e Estados Unidos.