Acadêmicos da Feevale criam a primeira impressora 3D fabricada na universidade

Engenhosidade | Ideia surgiu durante a FIMEC de 2014 e envolveu alunos e professores

Região – Os alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Feevale Elvio Junges e Maikon Ayres, sob orientação do professor Pier Scheffel, desenvolveram a primeira impressora 3D fabricada na Feevale. Utilizando as impressoras 3D à disposição na Universidade, Junges e Ayres desenvolveram as peças necessárias para produzir a impressora.

Idealizador do projeto, o professor Pier Scheffel, explica que os alunos trabalharam na criação da impressora durante cerca de seis meses. “Eles começaram no ano passado e foram trabalhando nas horas vagas, criando as peças e montando a impressora”, diz.

A ideia de produzir uma impressora 3D surgiu durante a FIMEC 2014, onde a Feevale sempre se faz presente com um estande institucional e que serve para apresentar as produções e pesquisas científicas dos acadêmicos. “Em 2014, a Feevale estava na FIMEC com uma impressora 3D comprada de uma indústria. Aí pensamos. Porquê não produzir uma impressora 3D com os nossos estudantes?”, sugeriu o professor Pier. A partir disso, os estudantes passaram a tomar conhecimento do projeto e iniciaram a trabalhar no desenho e fomato da impressora. “Contextualizamos o que era a proposta aos acadêmicos e eles começaram o trabalho de pesquisa e desenvolvimento. Utilizamos as próprias impressoras 3D da Feevale para criarmos as peças para a montagem da impressora”, conta Pier.

Crédito da foto: Ana Knevitz/Universidade Feevale

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664