Campo Bom – Reconhecido como um dos maiores investimentos já realizados por Campo Bom na área da segurança, o Centro Integrado de Segurança Pública começa a se tornar realidade através da construção da nova sede da Brigada Militar, que representa a primeira etapa do projeto. De acordo com a prefeitura, a obra iniciou em julho e a previsão inicial é de que seja concluída em seis meses.
O investimento é de R$ 2,8 milhões com recursos próprios da prefeitura, através do Fundo Municipal de Segurança Pública, por meio da lei de fomento aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores. Segundo a Administração, a execução e fiscalização da obra está a cargo do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro).
A nova sede está sendo construída na área do antigo Centro Municipal de Apoio à Diversidade Escolar (Cemade), no bairro Genuíno Sampaio. Segundo a prefeitura, a edificação existente, com cerca de 190 m², foi preservada e está sendo reformada por apresentar excelentes condições estruturais. Valorizando o patrimônio público, a estrutura metálica da antiga quadra existente no local foi desmontada para reaproveitamento em outro espaço esportivo, no bairro Operária, onde continuará atendendo o projeto Moleque Bom de Bola.
Área de 750m² para a Brigada Militar

O Centro Integrado de Segurança Pública terá uma área total de 3.854,76 m². Desta, a nova sede da Brigada Militar compreende cerca de 750m² de área construída, reunindo recepção, auditório, seis salas administrativas, cozinha, alojamentos masculino e feminino, reserva de armamentos, sala do comandante e um amplo pátio para estacionamento de viaturas. Conforme a prefeitura, a localização foi definida de forma estratégica, próxima à Polícia Civil e da futura sede da Secretaria de Segurança e Trânsito, com acesso facilitado à RS-239 e às principais saídas da cidade, favorecendo a agilidade no atendimento das ocorrências.
Prefeitura e Consepro
Prefeito de Campo Bom, Giovani Feltes ressalta a importância do projeto, viabilizado a partir da parceria entre prefeitura e Consepro, que visa, futuramente, alocar também a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, que abrigará a Guarda Municipal e o Departamento de Trânsito. “Isso referencia e dá à população condições de, mais adequadamente, saber a onde ir, a quem recorrer e com um espaço bastante franqueado, de facilidade de acesso e de identificação também, afinal de contas é um dos acessos mais importantes de Campo Bom, que liga a cidade à RS-239”, destaca, ressaltando que a união de forças evidencia o gostar e o querer bem a cidade.
Por um futuro mais seguro
Presidente do Consepro, José Cláudio Blos agradeceu ao prefeito pela confiança depositada no conselho. “Enquanto Consepro, traçamos o desafio de tornar Campo Bom a cidade mais segura do Brasil, e isso não é promessa, é desafio. Desafio de um grupo que está abnegado a trabalhar em prol da segurança”, diz ele, ressaltando a importância da construção da sede da BM e demais melhorias previstas no projeto. “Este é um projeto de todos os campo-bonenses, tornar a cidade mais segura e viabilizar o futuro das nossas crianças”, finaliza.
















































