Sapiranga – A turma do oitavo ano da Emeb La Salle, de Sapiranga, junto com a professora de língua portuguesa, Bernadete Maria Gomes, desenvolve o projeto “Violência que deixa marcas: consequências além da vítima”, que aborda a importância da conscientização sobre a violência contra a mulher, por meio de debates em sala de aula, confecção de folders e pesquisas
relacionadas ao assunto.
A ideia da temática surgiu após Bernadete, professora conselheira da turma, trazer um material sobre casos de agressão feminina, durante a semana do Dia da Mulher, em março. A atividade,
que apresentou os altos índices das ocorrências de tentativa de feminicídio no estado, instigou os estudantes a discutirem sobre a questão e os levou a escolherem o assunto como tema para o projeto da Feira de Ciências da escola. “Salientei que o projeto escolhido deveria fazer a diferença para a sociedade. É perceptível que por meio da educação conseguimos fazer as melhores mudanças na sociedade, seja para o presente ou para o futuro. Precisamos semear o bem”, explica a professora.
Durante agosto, mês da campanha nacional de conscientização e enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, os alunos estiveram em maior envolvimento do projeto.
Palestras e visitas enriquecem conhecimento
Durante o desenvolvimento do projeto, os estudantes puderam participar de palestras com representantes de Campo Bom, que partilharam suas vivências e experiências no combate à violência doméstica. Também, para enriquecer o trabalho, os alunos visitaram o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), de Sapiranga. “Todas as ações têm sido muito produtivas e relevantes, o que demonstrou grande envolvimento dos alunos”, comenta a professora.
Próximas etapas e expectativas
O trabalho será apresentado na escola durante os dias 21 e 22 de agosto, data da etapa escolar da Feira de Ciências, pelos estudantes Ana Gabriela Boita, Guilherme Hauth e Rafaella dos Santos. Além disso, a equipe foi convidada, pela Escola São Mateus, a expor o projeto durante o Sapiranga Summit, por meio do stand da instituição, nesta semana. Com altas expectativas, a professora e a equipe pretendem continuar a praticar ações que conscientizam a sociedade sobre o assunto.
Por Mariana Homem



















































