São Leopoldo- Um homem de 34 anos foi baleado por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) durante uma abordagem na tarde desta sexta-feira (31), na Avenida Feitoria, em São Leopoldo. A ocorrência começou após uma moradora relatar que ele havia arrombado sua residência no dia anterior, armado com um pedaço de madeira e uma faca, e tentado agredir seu filho de 10 anos. Enquanto conversava com a guarnição, a mulher informou que o homem estava nas proximidades, sendo localizado pelos agentes.
Conforme a GCM, ao receber ordem para parar, o homem desobedeceu às determinações, passou a insultar os guardas e apresentou comportamento agressivo. A equipe utilizou duas vezes um dispositivo elétrico incapacitante (Spark), mas ele investiu contra os agentes, atingindo uma guarda com uma correia, derrubando a arma de choque e desferindo um soco em outro servidor. Diante da continuidade da agressão, os guardas efetuaram disparos de arma de fogo, atingindo-o no pé e, posteriormente, no ombro. Mesmo ferido, ele ainda tentou fugir por cerca de 100 metros antes de ser contido.
O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital Centenário, onde permanece internado em estado estável e sem risco de morte. Ele possui antecedentes por lesão corporal no contexto de violência doméstica. Os dois agentes sofreram escoriações leves durante a ocorrência, registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). As circunstâncias da intervenção serão apuradas pelos órgãos competentes, conforme prevê o procedimento para casos com emprego de arma de fogo por agentes de segurança pública.


















































