Campo Bom – O Festival de Mini-Handebol, organizado pela Associação Esportiva Campo Bom (AECB), com apoio da prefeitura, reuniu crianças, famílias, profissionais e atletas na manhã do sábado (27), no Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz Kopittke. A iniciativa teve como
prioridade aproximar estudantes ao esporte.
A ação é projetada para crianças nascidas entre os anos de 2015 e 2017. Por meio de integração, apoio, parcerias e competições amigáveis, ela busca impulsionar os primeiros passos de estudantes no handebol, de forma divertida e educativa.
O evento iniciou às 8h30 e, após a cerimônia de abertura, as equipes participaram de jogos, que seguiram até as 12h. A iniciativa contou com cerca de 130 atletas de diversas escolas locais e de outros municípios da região. Ao final, todos os participantes receberam premiação, o que ressaltou o objetivo do festival de integrar ainda mais crianças no esporte e, especialmente, promover uma competição saudável entre pequenos atletas.
Incentivo familiar é fundamental
O evento, além de aproximar estudantes à modalidade, também busca impulsionar o apoio das famílias no desenvolvimento dos pequenos atletas, de modo que seus parentes têm a oportunidade de assistir as crianças competirem. “Ter o incentivo da família é fundamental, pois a
criança, nessa idade, não vem por si só. Ou seja, ela necessita do movimento dos familiares para que possa dar início ao esporte. Também, com essa aproximação, a criança se sente mais segura”, ressalta Marcia Tornin, professora e embaixadora estadual de Mini-Handebol pela Confederação
Brasileira de Handebol (CBHb).
O festival, assim como as atividades dos polos de mini-handebol, tem a parceria da prefeitura, Secretaria de Educação, da Secretaria de Esporte e Lazer e redes municipais de ensino.
Integração e aprendizado
A CBHb propõe, entre as iniciativas, o programa de Mini-Handebol Brasil, que proporciona para crianças de 5 a 10 anos a iniciação ao esporte de forma lúdica e adapta regras e quadras durante as atividades. O polo da AECB e o polo do Colégio Sinodal Tiradentes, de Campo Bom, reconhecidos oficialmente pela CBHb, estão integrados no programa. “Uma das estratégias de apresentar a
modalidade à comunidade, é o festival, que comporta uma atividade diferente das quais os mini atletas fazem durante o treino, como o desenvolvimento de uma competitividade saudável, a partir da socialização e da superação de desafios. Tenho certeza que elas saíram daqui muito felizes e querendo participar das próximas ações”, comenta Marcia.
Pequenos atletas aprovam iniciativa
“Comecei a praticar handebol este ano. Achei o festival legal demais.
Quando tiver de novo, vou convidar todos os meus amigos
para virem e se divertirem muito comigo. Eles vão adorar participar
das competições, também”. Miguel Franki, estudante da Emef 25 de Julho, de Campo Bom.
“O festival é maravilhoso, adorei participar. Meus pais não
puderam vir para me assistir competir, mas eles sabem que
tudo foi ótimo, que eu joguei bastante e que ano que vem eu quero
muito voltar”. Lívia da Luz, estudante da Emef Genuíno Sampaio, de Campo Bom.
“É a primeira vez que participei de um e vento assim depois
de começar a treinar handebol, achei muit o legal. Estava um
pouco nervoso, mas brinquei e joguei muito, vou levar esse festival
para a minha vida”. Raí da Silva, estudante da Emef Lúcia Mossmann, de Campo Bom.
Por Mariana Homem

















































